Publicado em 17/04/2018 às 14:30, Atualizado em 17/04/2018 às 16:09

Prefeitura de Nova Andradina destina pneus velhos para reciclagem

Materiais estavam armazenados num galpão localizado no CCZ e serão transportados pela Reciclanip, empresa responsável pela destinação correta dos resíduos.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina realizou nesta terça-feira, 17 de abril, mais um carregamento de pneus velhos descartáveis (pneus cuja vida útil terminou e que precisam de descarte adequado para não causar desequilíbrio ambiental) para serem reciclados.

Os materiais retirados pelas equipes do mutirão da Secretaria Municipal da Saúde e Semusp (Secretaria de Serviços Públicos) estavam armazenados num galpão que está localizado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e serão transportados pela empresa Reciclanip, que mantém uma parceria com o município.

Segundo informações do diretor de vigilância em saúde, Lúcio Roberto Tolentino, borracharias, oficinas mecânicas e demais empresas do setor pneumático de Nova Andradina e Nova Casa Verde fazem o recolhimento dos pneus sem utilização e levam até este galpão, onde ficam acondicionados até que seja feito o carregamento do material para a reciclagem.

“A medida aliou tanto os benefícios para a limpeza pública quanto os cuidados necessários ao meio ambiente e à saúde, uma vez que os materiais podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, se descartados inadequadamente”, analisa o diretor, informando que a Reciclanip retorna ao município periodicamente para efetuar este serviço.

Além do risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o descarte irregular de pneus em vias públicas favorece o acúmulo de lixo, entupindo bueiros e impedindo o escoamento de águas pluviais. O processo de reciclagem dos pneus está previsto na Resolução 416/09 do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA).

A Reciclanip intermedeia a coleta em prefeituras de todo o país e encaminha às empresas de reciclagem para que sejam reformados e transformados em diversos produtos como solados de sapatos, tapetes, asfaltos de rodovias e avenidas, entre outros. O serviço é permanente nos municípios e segue a programação adotada pela empresa.