Buscar

12/04/2022 às 11:30, Atualizado em 12/04/2022 às 12:07

Portaria autoriza contratação de brigadistas temporários para 4 municípios de MS

Aquidauana, Porto Murtinho, Corumbá e Miranda ganharão reforço no combate aos incêndios florestais

Cb image default
Combate aos incêndios na Colônia São Domingos, na região do Pantanal, em Corumba, em 2021 (Foto/Divulgação) 

Portaria do Ministério do Meio Ambiente autoriza a contratação de brigadas federais temporárias em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, consideradas áreas críticas de combate a incêndios. O aval também leva em conta o estado de emergência ambiental declarado nas regiões.

A portaria publicada hoje no Diário Oficial da União autoriza as contratações por meio do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Em Mato Grosso do Sul foram autorizadas contratações nos municípios de Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Corumbá, regiões onde, historicamente, os índices de focos de calor batem recordes nacionais e comprometem grandes áreas.

Em Aquidauana serão duas brigadas, cada uma com 15 integrantes, sendo um chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e 12 brigadistas. Miranda e Porto Murtinhão vão dividir duas brigadas nos mesmos moldes.

Em Corumbá, o Prevfogo está autorizado a contratar de dois brigadistas chefes de brigada, quatro brigadistas chefes de esquadrão e 24 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Em Porto Murtinho, serão convocados brigadistas de queima prescrita (os aceiros, feitos de forma controlado para prevenir propagação do fogo).

Segundo o coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, o Estado já tem duas brigadas nas aldeias Limão Verde e Taunay Ipegue dos índios terena, em Aquidauana; São João e Alves de Barros, dos kadiwéus, em Porto Murtinho. Para este ano, será formada outra brigada na aldeia Cachoeirinha, na comunidade terena de Miranda.

Até ano passado, eram 95 brigadas e, com as autorizações chegarão ainda ao total de 110 brigadas no Estado.

As contratações levam em conta o decreto de estado de emergência ambiental determinado pelo Ministério do Meio Ambiente, no dia 21 de março deste ano. As contratações são feitas em período de seis meses.

O governo estadual também decretou situação de emergência florestal, medida renovada no dia 8 de abril entre os meses de maio e dezembro de 2022. Também foram investidos R$ 56 milhões em ações e equipamentos, entre eles, o avião Air Tractor, do modelo AT-802F. Entregue em dezembro passado, a aeronave transporta até 3 mil litros de água.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.