Buscar

28/10/2017 às 07:00, Atualizado em 27/10/2017 às 19:01

Por Hemodiálise em Nova Andradina, Cassems se reúne com Conselho de Saúde

A reunião contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, técnicos da Cassems e conselheiros de saúde do município.

Cb image default
Foto: João Claudio

Na tarde da última quarta-feira (25), uma equipe de profissionais da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, a Cassems, especializada no serviço de hemodiálise, foi recebida pelo Conselho Municipal de Saúde de Nova Andradina, reunido extraordinariamente no auditório do Paço Municipal para discutir a implantação de um Centro de Hemodiálise no município, numa parceria entre Hospital Cassems, Prefeitura de Nova Andradina e o Governo do Estado.

A reunião do Conselho contou com a presença do diretor do Hospital Regional Nelson Custódio, de representantes do Hospital Cassems de Nova Andradina, de gestores em saúde pública de municípios vizinhos, sobretudo de pacientes renais. Na mesa coordenadora dos trabalhos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde José Ferreira Saraiva, estava acompanhado do prefeito Gilberto Garcia, do secretário de Saúde Norberto Fabri Junior e dos representantes do setor de nefrologia da Cassems, o médico Antônio Pedro Lucas Bittencourt e o Diretor das Unidades Hospitalares da instituição privada.

O prefeito Gilberto Garcia iniciou sua gestão dando prosseguimento às ações políticas que colocarão Nova Andradina num patamar de referência em saúde na região e no Estado de Mato Grosso do Sul. O município poderá contar com uma grande conquista à prestação de serviços em saúde, especialmente aos pacientes renais, que há anos lutam para superar o sofrimento de encarar longas distancias para ter acesso ao tratamento de hemodiálise.

Para tanto, o médico nefrologista Antonio Pedro lembrou junto aos conselheiros municipais dos desafios burocráticos que podem ser superados pela união de esforços e de apoio político e institucional das prefeituras da região junto ao Governo do Estado para fortalecer a articulação pela implantação das máquinas de hemodiálise no município. O nefrologista destacou o importante papel do prefeito na condução destas negociações e elogiou a postura aberta e respeitosa do chefe do Executivo nova-andradinense na articulação pela vinda destes serviços para o município.

Gilberto Garcia garantiu o apoio do Executivo Municipal à iniciativa e se comprometeu em buscar parcerias com os deputados estaduais e toda a Bancada Federal para disponibilizar e ampliar os recursos financeiros do Estado e da união para a consolidação deste projeto. “Nosso governo tem a consciência de que os recursos em saúde pública são escassos, mas tem a sensibilidade de buscar ações integradas, parcerias público-privadas para dar dignidade à nossa gente, neste caso, aos pacientes renais que precisam amenizar a dura jornada, encurtando tempo e distancias melhorando a qualidade de vida dessas famílias”, pontuou o prefeito.

Desde o começo de 2017, o Hospital Cassems e o governo municipal estão levantando as possibilidades e as condições necessárias para a implantação deste centro de hemodiálise, o posicionando Nova Andradina como referência em matéria de estrutura em saúde. Conforme a exposição do médico Antônio Pedro Lucas Bittencourt, a negociação esbarra na falta de garantias dos governos federal e estadual para o credenciamento do serviço junto ao SUS.

“A concretização desta estrutura para Nova Andradina, custará de nossa parte pouco menos de R$ 2 milhões de reais, mas é necessário que o Estado e Ministério da Saúde garanta o suporte financeiro dos serviços por meio do SUS. A região conta com 35 pacientes, número que pode aumentar, pois todo renal crônico avalia residir próximo ao local de tratamento”, disse o nefrologista.

O Diretor da Cassems Flávio Stival, em sua fala, indicou que a experiência da parceria entre ente público e iniciativa privada é possível e apontou o exemplo de Dourados, onde o serviço de hemodiálise do Cassems conseguiu o credenciamento para atender os pacientes de forma gratuita através do SUS depois de três anos e seis meses após dar início ao processo.

Os componentes da mesa responderam os questionamentos dos participantes da reunião, expondo as tratativas sobre a implantação da hemodiálise na região. O prefeito de Nova Andradina se comprometeu a reforçar e acelerar a medida junto ao secretário de Estado de Saúde Nelson Tavares, o qual, segundo o médico nefrologista Antonio Pedro Lucas Bittencourt, está favorável à implantação deste centro no município de Nova Andradina, entendendo a sua importância regional e localização geográfica estratégica para atender o maior número possível de pacientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.