Buscar

09/05/2018 às 15:00, Atualizado em 09/05/2018 às 16:04

Por conta da cheia no Pantanal de MS, governo já estuda prorrogar campanha de vacinação contra a aftosa

No Pantanal, assim como no Planalto e na Fronteira, o período de vacinação foi aberto no dia 1º de maio.

Cb image default
Abertura oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul (Foto: Edevaldo Nascimento/TV Morena)

Por conta dos problemas enfrentados pelos pecuaristas com a cheia no Pantanal, o governo de Mato Grosso do Sul já estuda prorrogar o período da campanha de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa na região.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, em Campo Grande, no lançamento oficial da campanha.

No Pantanal, assim como no Planalto e na Fronteira, o período de vacinação foi aberto no dia 1º de maio e seguiria até o dia 15 de junho.

Entretanto, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, desde meados de abril aponta que a entidade pediria a Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) a ampliação do prazo de vacinação em razão da antecipação da cheia no Pantanal, que está fazendo com cerca de 1 milhão de cabeças que estão nas áreas mais baixas, sejam removidas para locais mais altos.

Luciano diz que a entidade já possui, inclusive, laudos técnicos da Embrapa Pantanal e Famasul, que podem embasar o pedido, se necessário. Em decorrência da situação extraordinária, ele comenta que os animais que estiverem sendo retirados poderão ser vacinados quando chegarem ao destino ou mesmo durante o deslocamento, nas estradas.

Nesta quarta, Verruck diz que o governo tem consciência do problema no Pantanal, mas que vai aguardar o andamento da campanha na região, a situação climática e da cheia para tomar a decisão. Segundo ele, se for necessária a ampliação do prazo, a medida já teria, inclusive, o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Superintendência Regional (SFA/MS).

No Planalto e na Fronteira a vacinação acontecerá de 1º a 31 de maio, e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho.

A campanha de vacinação da aftosa deste ano acontece sobre o impacto de uma notícia positiva para o setor, com o anúncio no início do ano de que o Comitê Cientifico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aceitou o pedido para declarar todo o Brasil como livre da aftosa com vacinação. O certificado com esse reconhecimento deve ser emitido no congresso da entidade em Paris, em 20 de maio. A meta do estado é imunizar 21 milhões de animais.

Conteúdo G1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.