Publicado em 11/10/2020 às 16:06, Atualizado em 11/10/2020 às 16:29

Ponte da Amizade vai reabrir no dia 15 e fronteira com MS deve esperar

Lojas de Pedro Juan Caballero já reabriram, mas Exército paraguaio impede passagem

Redação,
Cb image default
Divulgação

Após uma “reabertura forçada” pelos comerciantes de Pedro Juan Caballero, a fronteira em Mato Grosso do Sul pode continuar fechada. Por outro lado, a Ponte Internacional da Amizade deve ser liberada na próxima quinta-feira (15).

A reabertura oficial deve ocorrer após encontro entre os presidentes Mario Abdo Benitez e Jair Bolsonaro, segundo o Portal da Cidade, de Foz do Iguaçu (PR). Haverá um cordão sanitário desde a cabeceira da ponte até o km 30, em Minga Guazú e até as cidades de Hernandarias e Presidente Franco.

A previsão é que a entrada no país vizinho ocorra apenas das 5h às 14h e os visitantes têm até as 18h para voltar ao Brasil. Como do outro lado ainda há horário de verão, os dois países manterão sintonia nos relógios.

Por outro lado, a diretora-geral de Migrações, Ángeles Arriola, disse que a reabertura da fronteira em outros pontos pode demorar. “O acordo que se chegou é o de desbloquear a passagem entre a CDE e Foz de Yguazú. Com as demais fronteiras depende muito da negociação com os governadores, já que são estados federais”, afirmou.

Apesar disso, o Exército paraguaio chegou a sair da fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, e lojas no país vizinho já reabriram e o trânsito chegou a ficar, na prática, livre.

A retomada do comércio da cidade paraguaia ocorreu na semana passada, mas como ainda não há autorização oficial para entrada no Paraguai, visitantes temiam ser multados e evitam passar para o outro lado.

Os militares voltaram dois dias depois e proibiram novamente o trânsito entre as duas cidades.

Com informações do Midiamax