Publicado em 06/09/2021 às 14:08, Atualizado em 06/09/2021 às 17:04

Policiais civis e militares podem ir à manifestação, sem uniforme ou arma

Orientação é não usar farda ou símbolos que representem delegacias e deixar arma em casa

Redação,
Cb image default
Foto - Divulgação

Mato Grosso do Sul segue a linha ‘isentão’ sobre o 7 de setembro, diferente do que está acontecendo no cenário nacional, em que alguns estados há incentivo de alguns comandantes de policiamento militar para a participação maciça nas manifestações pró-Bolsonaro desta terça-feira, dia 07.

Nem o comando da Polícia Militar, nem a Delegacia Geral de Polícia Civil fizeram recomendações aos seus pelotões e equipes. Estão todos livres para exercer o "direito individual de cidadão".

Segundo a ACS PMBM (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), não houve orientação por parte do comando.

“Inclusive, vou levar uma faixa pedindo valorização da segurança pública. Só não poderemos estar fardados”, explica o vice-presidente da entidade, Aparecido Lima da Rocha.

Quanto ao uso da arma, ele justifica que o policial é militar durante as 24h por dia. “Andar armado, é pessoal de cada um. Mas eu recomendo não ir armado. É uma manifestação pacífica”, justificou.

O presidente do Sinpol (Sindicato da Polícia Civil), Giancarlo Miranda, também afirma que não houve orientação interna. “Não vimos nada dentro da instituição. É um direito individual de cada um e não vimos adesão".

Mesmo assim, a recomendação é que evitem atrelar a posição política ao ofício na segurança pública. "Pode ir, desde que não utilize nada que represente a instituição, está liberado”, orienta o Sinpol.

Em nota, a DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil) esclareceu que "não há qualquer impedimento para que policiais civis participem de atos democráticos. No tocante ao porte de arma de fogo, esse é instrumento de trabalho do Policial Civil que por função constitucional atua em ações de caráter repressivo, porém, com o dever de agir caso depare com situação criminal".

Ainda foi feito um alerta: "Deste modo, caso seja verificado algum excesso ou negligencia de policial civil que por livre e espontânea vontade faça a opção de envolver-se em manifestações, a Corregedoria Geral, órgão de fiscalização e sanção interna, será instada a agir. Reforço que o servidor Policial Civil o é 24 horas, não sendo recomendado ir e vir sem que esteja portando arma de fogo, eis q a qualquer tempo pode deparar com ocorrência que exija sua imediata ação".

Com informações do Campograndenews