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28/06/2021 às 06:19, Atualizado em 27/06/2021 às 22:20

Polícia e Bombeiros de MS receberam quase 100 mil ligações indevidas em 2020

Ligações desnecessárias atrapalham atendimentos e deputado pede ação de conscientização

O Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança de Mato Grosso do Sul) recebeu quase 100 mil ligações indevidas no último ano, segundo publicação do site TopMidiaNews.

Dentre as 504 mil ligações recebidas no ano passado, o Ciops atendeu quase 100 mil chamadas solicitando informações dos mais diversos assuntos.

Essas ligações são consideradas ‘indevidas’, pois atrapalham os atendimentos emergenciais, que são os pedidos principais oriundos dos números 190 (Polícia militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

Na última semana, o deputado estadual Coronel David solicitou à Assembleia Legislativa, estrutura para campanha audiovisual com intuito de informar qual a melhor forma de utilizar os canais de emergência.

“Nos chama atenção que quase um quinto das ligações recebidas em 2020 foram pedidos de informação. Enquanto essas pessoas ligam pedindo essas explicações, há outras pessoas na linha precisando de atendimento emergencial que pode salvar suas vidas”, afirma.

O Coordenador do Ciops, Marcos Takeshita, disse que é importante que a sociedade entenda que esses números específicos (190/193) são para chamadas de estrita urgência, pois os números de ligações 'inconvenientes' para o setor são bem elevados.

"É um quantitativo muito alto e isso nos prejudica no atendimento emergencial que uma pessoa está precisando imediatamente. Com uma campanha de divulgação, nosso trabalho vai melhorar muito. Estamos à disposição”, afirma.

Sobre dúvidas de assuntos gerais, o coordenador pede que a pessoa interessada procure o canal correto para sanar dúvidas.

“A gente pede encarecidamente para a população que essas ligações de pedido de informação, como: quando irá voltar às aulas presenciais, ou se a Santa Casa tem vagas, sejam realizadas de forma correta. Esses pedidos de informações nos atrapalham, pois o nosso foco é o atendimento emergencial”, finaliza.

A campanha

Se acatada pela Casa de Leis, a campanha será realizada na área de comunicação. Terá identidade visual e produção de artes e vídeos para divulgação nos meios de comunicação e redes sociais, além da cobertura de TV, rádio e website.

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