Publicado em 13/01/2021 às 13:30, Atualizado em 13/01/2021 às 10:54

PMMS dá início a mais um Curso de Formação de Sargentos

O inicio do curso foi na segunda-feira

Redação,
Cb image default
Divulgação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciou na segunda-feira (11/01), mais um Curso de Formação de Sargentos da PMMS, do Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM.

Os 252 Alunos Sargento matriculados foram apresentados no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CEFAP, onde funcionará o curso na modalidade semipresencial, com previsão da carga horária em 1.020 (uma mil e vinte) horas-aulas. As principais disciplinas são: Direito Penal e Penal Militar; Direito Constitucional e Administrativo; Legislação Policial-Militar; Procedimentos Administrativos; Leis Penais Extravagantes e Segurança Pública; Uso Diferenciado da Força; Educação Física e Saúde; Armamento e Munição; Policiamento Ostensivo Geral; Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário; Policiamento Ambiental; Preservação de Local de Crime; Tiro Policial; entre outras.

O curso de Formação de Sargentos da PMMS busca dotar o Cabo PM dos conhecimentos profissionais necessários à ocupação do cargo e ao exercício das funções próprias da graduação de Sargento PM, preparando-o para as diversas demandas exigidas no cumprimento da sua missão constitucional, considerando que sua dimensão operacional está voltada para a proximidade e parceria com o cidadão e a sociedade.

Os alunos são oriundos de diversos municípios do Estado: Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã, tendo como essência do curso a proatividade de seus integrantes, através da pronta-resposta e ações efetivas, que levem segurança à população sul-mato-grossense.

O foco principal da formação está voltado ao aprimoramento de métodos, procedimentos técnicos, atitudes e valores em cada aluno, estimulando um melhor aproveitamento do processo da educação, com ênfase ao desenvolvimento das competências básicas para executar o serviço policial militar.

Os novos Sargentos, que ascenderão funcionalmente da função de Cabo, exercerão diversas novas atribuições, entre elas o comando de viaturas e escrivão de Sindicâncias e Inquéritos Policiais Militares. A promoção na carreira policial militar é um ato administrativo e tem a finalidade de preencher, seletivamente, as vagas em claro ao grau hierárquico superior, a fim de assegurar o fluxo regular e equilibrado nos diferentes quadros da Instituição.