Publicado em 08/10/2020 às 07:00, Atualizado em 07/10/2020 às 21:40

PF identificou mais de 100 estrangeiros recebendo auxilio emergencial em MS

As investigações apontaram que estrangeiros usaram autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS e a concessão de benefícios

Redação,
Cb image default
Divulgação

Durante a operação Raízes, deflagrada pela Polícia Federal, foram encontradas 106 fraudes de estrangeiros que estavam recebendo auxílio emergencial de forma irregular em Mato Grosso do Sul.

A operação visa desarticular esquema fraudulento para obtenção de autorizações de residência, auxílio emergencial, Bolsa Família e acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde) a estrangeiros não residentes no Brasil.

O juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá expediu 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13 em Corumbá e 1 em Campo Grande. Cerca de 60 policiais federais foram mobilizados na ação.

Segundo a PF, em 2019, o Núcleo de Imigração da Delegacia de Polícia Federal de Corumbá constatou que vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações que seriam falsas.

As investigações apontaram que estrangeiros usaram autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.

Os investigados, bolivianos e brasileiros, poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.