Buscar

15/07/2019 às 10:00, Atualizado em 15/07/2019 às 01:36

Pela primeira vez em 70 anos, UFMS sedia maior evento científico da América Latina

Campus da universidade deve receber 15 mil pessoas

Cb image default
Divulgação

O campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande recebe cerca de 15 mil pessoas na próxima semana. A universidade sedia a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina.

O evento é aberto ao público e ainda é possível se inscrever gratuitamente no site. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, que reúne exposição de pôsteres no Integra UFMS, Fetec-MS, Mostra de Ciências, Sessão de pôsteres SBPC, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência.

Entre os conferencistas estão o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Anderson Ribeiro Correia; o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) João Luiz Filgueiras de Azevedo; e o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) Reinaldo Centoducatte, além de pesquisadores de instituições de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil.

Para a SBPC Jovem estão programadas exposições interativas, mostras de acervos de museus locais e nacionais e de atividades científicas, e, ainda, apresentações de pesquisas e projetos de extensão realizados por jovens cientistas.

A SBPC contará também com a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que reúne centenas de expositores entre eles universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A sessão de pôsteres tradicional da SBPC trará apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e a JNIC (Jornada Nacional de Iniciação Científica), que congrega alunos indicados e vencedores de mostras e prêmios científicos nacionais.

Nesta edição de 2019 o MCTIC irá realizar na UFMS a Avenida da Ciência, um espaço onde estarão expostas de maneira acessível toda a produção científica de instituições vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira, os centros de Pesquisas Físicas, de Tecnologia Mineral e de Tecnologia Eletrônica Avançada, entre outros.

Na SBPC Cultural haverá apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais e, encerrando o evento, será realizada mais uma edição do Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares. Conheça a programação completa e o mapa das atividades.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco do evento. A abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no dia 21 de julho, às 18h no Teatro Glauce Rocha.

(com informações da UFMS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.