Buscar

11/03/2020 às 07:00, Atualizado em 10/03/2020 às 21:37

Parceria permite a realização de mil consultas e exames de vista gratuitos em Nova Andradina

O atendimento é ofertado na UBS Centro, por ordem de chegada, através de senha. Em dois dias, cerca de 400 pessoas já foram consultadas.

Cb image default
Foto: William Gomes

Começou nesta segunda-feira (9) e segue até sábado (14) uma grande força tarefa pela saúde da visão. Estão sendo ofertados gratuitamente na unidade de saúde da área central (UBS Centro) cerca de 200 consultas e exames oftalmológicos por dia, nos períodos da manhã e da tarde.

O atendimento é por ordem de chegada, através de senhas, não precisa estar previamente agendado nas ESFs. Em dois dias, cerca de 400 pessoas já passaram por consulta.

A dona de casa Elizabeth Munhoz é uma das pacientes beneficiadas. “O atendimento chegou na hora da minha necessidade porque estava ficando difícil enxergar com nitidez. A equipe médica é ótima. Estou muito satisfeita”, declarou.

Dalvaci Maria também elogiou a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. “São muito atenciosos. Eu estava esperando fazer este exame há algum tempo, então, eu vim e fui atendida. O médico me receitou um remédio e o uso de óculos. Vou usar e tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse a aposentada.

Segundo informações do coordenador do projeto Médicos Voluntários da Visão, Kesley Santos, a parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Saúde, foi decisiva para a realização deste mutirão oftalmológico.

“Através dos exames podemos descobrir patologias como pterígio, catarata e glaucoma; e também diagnosticar os erros refrativos, que seria miopia, astigmatismo, hipermetropia e a presbiopia, ou seja, no português mais claro, quem tem dificuldade para enxergar”, informou Kesley, agradecendo ao secretário Arion Aislan e ao prefeito Gilberto Garcia pela confiança no trabalho da equipe composta por 11 colaboradores.

De acordo com o secretário Arion Aislan, a iniciativa visa promover a saúde visual dos moradores de Nova Andradina e diminuir a fila de espera por consultas oftalmológicas ambulatoriais para resolver casos mais simples corrigidos com o uso de óculos de grau.

“Esta ação complementa o programa Novo Olhar, realizado em parceria com o Hospital Regional para realização de 60 consultas semanais e, principalmente, cirurgias de pterígio, catarata e outros procedimentos oftalmológicos mais complexos”, encerrou.

O atendimento está sendo realizado na UBS Centro, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.