Publicado em 31/08/2020 às 13:15, Atualizado em 31/08/2020 às 15:15

Paraguaios fazem mobilização pela reabertura das fronteiras com o Brasil

Eles também reivindicam melhorias nos hospitais da cidades fronteiriças

Redação,

Com fronteiras fechadas há mais de cinco meses , um grupo de paraguaios fez manifestações na manhã desta segunda-feira em a Salto del Guairá, na fronteira com Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. Ele querem a retomada do comércio na região, que atrai grande número de consumidores brasileiros.

Segundo Éver Verón, um dos líderes do movimento, eles abrirão a passagem a cada meia hora para permitir a circulação. O fechamento rapidamente causou uma longa fila de veículos, levando em consideração que esta é a época que muitos cidadãos se dirigem para o centro da cidade vindos dos bairros localizados na rota PY03. No local do protesto há um fluxo de mais de 100 caminhões por dia.

Segundos manifestantes, que iniciaram os protestos na última sexta-feira (28), só está permitida a passagem de veículos de passeio. Entre as reivindicações está a melhoria no atendimento do Hospital Regional, que não está preparado para receber pacientes de coronavírus e também a reabertura do comércio.

O presidente Mario Abdo Benítez prometeu na última sexta-feira (28) estudar a “reabertura inteligente” da fronteira a partir do mês de setembro. No entanto, os manifestantes exigem uma resposta mais pontual e firme do governo, razão pela qual retomaram os protestos indefinidamente.