Buscar

18/03/2020 às 13:28, Atualizado em 18/03/2020 às 12:32

Paraguai fecha Ponte da Amizade e busca alternativa para fronteira com MS

Em Pedro Juan Caballero e Salto Del Guairá, circulação de pessoas dos dois lados da fronteira dificulta controle sanitário.

O governo paraguaio começou a cumprir na madrugada desta quarta-feira (18) a medida prevista no decreto de estado de emergência sanitária nacional de fechar suas fronteiras para estrangeiros devido à pandemia do novo coronavírus. No início da madrugada, o presidente Mario Abdo Benítez, anunciou o fechamento da Ponte da Amizade, que liga Ciudad Del Este a Foz do Iguaçu (PR).

Militares paraguaios fazem barreira na ponte para controlar a circulação de pessoas dos dois lados da fronteira. Os que saem do Paraguai com destino ao lado brasileiro não podem mais entrar e os que entram serão submetidos à quarentena.

De acordo com a imprensa paraguaia, ainda hoje o governo deve anunciar quais ações serão adotadas em outros dois pontos de grande movimentação de pessoas entre um lado e outro da fronteira: Salto Del Guairá, vizinha de Mundo Novo, e Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã.

Nessas cidades, o governo paraguaio busca alternativas para impor restrições. Em Salto Del Guairá, desde segunda-feira (16), militares paraguaios fazem controle no aceso oficial entre as duas cidades. Entretanto, existem outros caminhos alternativos, sem qualquer controle.

Em Pedro Juan Caballero a situação é ainda pior. São dezenas de quilômetros de fronteira seca, separada apenas por uma rua, onde os moradores dos dois lados convivem o tempo todo. Pontaporanenses trabalham, fazem compras no lado paraguaio. Paraguaios estudam, procuram atendimento médico, visitam parentes e amigos no lado brasileiro.

Nesta semana, autoridades sanitárias paraguaias reclamaram da falta de medidas mais drásticas por parte do governo brasileiro para diminuir a aglomeração de pessoas. Na noite de ontem, o prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo Filho (PSDB) colocou equipes da Guarda Municipal nas ruas para orientar a população a ficar em casa.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.