Buscar

13/05/2017 às 16:01, Atualizado em 13/05/2017 às 13:27

Papa Francisco canoniza pastorinhos de Fátima

Cuja cura "milagrosa" a jovem brasileiro em 2013 foi atribuída a dois dos três pastorinhos de Fátima em Portugal.

Cb image default
Foto: Paulo Cunha/Pool/via AP Photo

Cem anos após presenciar as aparições da Virgem Maria, irmãos Francisco e Jacinta se transformam nas primeiras crianças santas não mártires, após ser reconhecido milagre de cura de menino brasileiro.O papa Francisco canonizou, neste sábado (13), em Fátima, os dois irmãos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, que ao lado da sua prima Lúcia, presenciaram as aparições da Virgem Maria há cem anos.

O pontífice presidiu as cerimônias dos cem anos das aparições marianas na Cova da Iria, localizada na cidade portuguesa. O ponto alto das comemorações foi a canonização dos pastorinhos, que aconteceu às 10h27 (hora local).

Com a canonização, Francisco e Jacinta se transformaram nas primeiras crianças santas por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires.

O milagre por sua intercessão, que foi aprovado para poder ser santos, foi a cura do menino brasileiro Lucas Baptista, de 9 anos, que sofreu uma grave lesão cerebral ao cair de uma janela, em março de 2013, quando tinha 5 anos.

Seus pais, João Baptista e Lucila Yuri, moradores de Juranda, no estado do Paraná, rezaram para os pastorinhos de Fátima e o menino se recuperou de uma "maneira inexplicável para a ciência".

Leitura em português

No início da cerimônia, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pediu ao papa que inscrevesse Francisco e Jacinta no Livro dos Santos e depois fez uma breve apresentação da biografia das duas crianças.

Posteriormente, o pontífice leu a tradicional fórmula, mas desta vez de maneira excepcional, em português e não em latim, para peregrinos de mais de 55 países.

"Após ter refletido durante um longo período, pedido várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer de nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como santos o beato Francisco e Jacinta Marto, os inscrevemos no Livro dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos", proclamou Francisco, em português.

Durante a procissão que abriu a cerimônia, os restos mortais de Jacinta e Francisco, que morreram aos 9 e 10 anos, respectivamente, foram colocados no altar ao lado da imagem da Virgem.

O pontífice argentino é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo 6° (1967), João Paulo 2° (1982, 1991 e 2000) e Bento 16 (2010).

Fonte - Terra

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.