Publicado em 25/03/2020 às 18:00, Atualizado em 25/03/2020 às 16:17

Órgãos colegiados do IFMS debatem calendário letivo

Reuniões são realizadas por webconferência. Pautas abordam situação das atividades letivas diante da suspensão provocada pela pandemia de Covid-19.

Redação,

Os órgãos colegiados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizam, nesta semana, uma série de reuniões cuja principal pauta são os desdobramentos da suspensão das aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Uma das decisões a serem tomadas é referente ao retorno das atividades letivas. A data prevista para o término da suspensão das aulas é 2 de abril, no entanto, a comissão formada para debater as ações relacionadas ao coronavírus na instituição deverá rediscutir esse prazo.

Os debates nos órgãos colegiados abordam questões como manutenção do calendário acadêmico, reposição de aulas e possível uso da educação a distância no período em que o IFMS permanecer com as atividades letivas suspensas.

Para a reitora, Elaine Cassiano, o momento é de debater e decidir de forma consciente e democrática.

“Devemos ficar em isolamento social, e essa é a principal medida neste momento. Sobre a reposição das aulas, estamos ouvindo os diretores-gerais dos campi, representantes dos estudantes e da comunidade para chegar a um consenso. Independentemente da decisão que tomarmos, é importante que estudantes, professores e servidores mantenham a conexão que construíram. Juntos, vamos superar essa fase, e o diálogo é fundamental", reforça Elaine.

Webconferência - Todas as reuniões dos órgãos colegiados estão sendo realizadas por webconferência.

Nessa terça-feira, 24, reuniram-se o Colégio de Dirigentes (Codir), formado pela reitora, pró-reitores e diretores-gerais dos campi, e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), que além de pró-reitores e diretores é composto ainda por representantes de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

“O momento requer decisões difíceis que precisam ser tomadas de forma rápida e sistêmica; para isso, a diretoria executiva da reitoria e a secretaria dos órgãos colegiados trabalham para que as reuniões transcorram normalmente. Só nesta semana, são previstos seis encontros por webconferência”, afirma o diretor-executivo da reitoria, Leandro Lima.

Agenda - Nesta quinta-feira, 26, o Conselho Superior (Cosup) realiza reunião para a posse dos membros eleitos para o biênio 2020-2021 e, também para debater as ações de enfrentamento à pandemia.

Na sexta-feira, 27, o Coepe volta a se reunir pela manhã. À tarde, será realizada a 19ª reunião ordinária do Codir, que analisa ainda um processo sobre arranjos produtivos locais e outro sobre o planejamento dos Jogos do IFMS.

Na próxima segunda-feira, 30, o Cosup realiza nova reunião, a partir das 14 horas, quando está previsto o encaminhamento de decisão final sobre as atividades de ensino no IFMS.

Prevenção - As ações do Instituto Federal diante da pandemia, formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e outras informações estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.

O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com todas as informações oficiais sobre o novo coronavírus (Covid-19). O site explica como a doença é transmitida e tratada, e traz dados atualizados sobre os casos notificados, o plano de contingência e a importância de se denunciar as fake news sobre o assunto.

Informações diárias sobre a evolução da doença em Mato Grosso do Sul estão disponíveis no site do Governo do Estado.

Texto originalmente publicado em https://www.ifms.edu.br/noticias/2020/orgaos-colegiados-debatem-calendario-letivo.