Buscar

19/06/2021 às 07:09, Atualizado em 18/06/2021 às 23:11

Onça monitorada é achada morta junto a outros 18 animais

Foi realizada a coleta de materiais biológicos para análise em laboratório pelos agentes e a propriedade rural

Cb image default
Divulgação O Pantaneiro

Agentes Instituto Reprocon (Reprodução Para Conservação) e do Ibama analisaram nesta quinta-feira (17/6) os corpos de uma onça pintada, que era monitorada, e outros 18 animais encontrados mortos em propriedade rural na região pantaneira de Corumbá. Até o momento, a suspeita principal é de envenenamento criminoso causado pelo uso indevido de veneno agrícola, ilegal no mercado brasileiro.

No início de maio o colar de monitoramento havia acusado a morte da onça pintada, entretanto, só foi possível à equipe do Reprocon ir até o local no sábado (12/6), um mês depois. No caminho eles encontraram outro felino, um jaguar macho adulto de aproximadamente 140 quilos, não-monitorado, além de outros 17 animais, entre urubus, gavião carcará, cachorro-do-mato e centenas de moscas.

A Polícia Federal foi notificada e solicitou que a equipe do instituto retornasse ao local, junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Segundo análise dos agentes de fiscalização, a suspeita é de uso de veneno ilegal proveniente da fronteira, se comprovado, o fato será registrado como crime ambiental. Esse tipo de veneno pode deixar resíduos na carcaça e solo por pelo menos 6 meses e, segundo o instituto, quem o utilizou sabia o que ocorreria com quem tivesse contato.

Foi realizada a coleta de materiais biológicos para análise em laboratório pelos agentes e a propriedade rural, onde todos os animais foram encontrados, já foi notificada e responderá legalmente pelo ocorrido.

*Com informações do site O Pantaneiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.