Buscar

20/03/2020 às 08:00, Atualizado em 19/03/2020 às 18:24

Oficinas Terapêuticas com mosaico devolve autoestima aos pacientes do CAPS Nova Andradina

793 pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, além do apoio semanal do profissional de educação física

Cb image default
Divulgação

Pedrinhas, plásticos, areia, vidros ou azulejos com cores e formatos diferentes se unem e dão forma a quadros com imagens decorativas seguindo as técnicas milenares da arte do mosaico.

Esses são alguns dos materiais utilizados durante as oficinas terapêuticas com mosaico realizadas junto aos pacientes em atendimento no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, desde outubro passado, sob a orientação da terapeuta ocupacional Renata Tupan.

A técnica artística é um dos diferentes tipos de atividades terapêuticas ofertados pelo Governo Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Saúde, com a finalidade de devolver saúde e autoestima aos assistidos.

De acordo com a coordenadora da CAPS, Jozeli Chulli, as terapias individuais ou em grupo estão dentro da oferta estruturada do CAPS, sendo complementares as consultas e medicamentos disponibilizados aos assistidos. É um trabalho denominado “Clínica Ampliada”.

“Essa ideia de clínica vem sendo reconstruída nas práticas de atenção psicossocial, provocando mudanças nas formas tradicionais de compreensão e de tratamento dos transtornos mentais. É um conjunto de ações que vem desde o atendimento medicamentoso, psicoterápico e de orientação até atendimentos coletivos como visitas domiciliares e oficinas terapêuticas”, esclarece Jozelli.

O secretário Arion Aislan credita o sucesso desse trabalho ao apoio fundamental do prefeito Gilberto Garcia, que dá total autonomia aos profissionais da equipe do CAPS.

“O Governo municipal vem dando o respaldo necessário para que o trabalho da equipe seja eficiente e eficaz, dando autonomia de trabalho aos técnicos, pois sabe da importância do bom funcionamento de toda essa estrutura para o município”, ressalta o responsável pela pasta da saúde.

Serviço

O CAPS é um dispositivo da saúde mental que acolhe e trata usuários do SUS e seus familiares com prejuízos decorrentes do uso abusivo e dependente de substâncias psicoativas. A unidade está localizada na Avenida Ivinhema Nº1143, Bairro Capilé. Aberto segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, Telefone (067) 3441 5176.

A unidade atende mensalmente cerca de 793 pessoas, que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, além do apoio semanal do profissional de educação física. No local, os assistidos são acompanhados por terapias individuais ou em grupo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.