Publicado em 12/12/2020 às 07:30, Atualizado em 11/12/2020 às 21:22

NOVA ANDRADINA: Usuários do CAPS participam do encerramento da oficina terapêutica de plantas medicinais

Os usuários e a equipe do CAPS, degustaram alimentos e chás produzidos a partir das plantas medicinais, como também receberam orientações sobre os benefícios para a saúde de cada uma delas.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O projeto vem sendo realizado desde 2019, pelo governo de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), polo Nova Andradina, o encerramento aconteceu nesta quinta-feira, 10 de dezembro.

Com o objetivo de propiciar aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a reinserção social, centrada no sujeito e que facilite aos sujeitos com limitações para os afazeres cotidianos, o aumento da contratualidade afetiva, social e econômica que viabilize o melhor nível de autonomia para a vida em comunidade.

A fitoterapia por meio das Plantas Medicinais está contemplada na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada no Brasil em 2006, e desde então vem sendo inserida no SUS.

A oficina foi realizada semanalmente, supervisionada pelos acadêmicos do curso de Agronomia do IFMS/NA, tendo como conteúdo básico, desde a preparação da terra, adubação, irrigação, plantio e semeadura, até a produção de mudas da planta, os usuários realizaram suas atividades em casa, mantendo o isolamento social, devido ao período da pandemia da COVID-19, o que também contribuiu na promoção da saúde dos mesmos.

Os usuários e a equipe do CAPS, degustaram alimentos e chás produzidos a partir das plantas medicinais, como também receberam orientações sobre os benefícios para a saúde de cada uma delas.

Segundo a Coordenadora do CAPS, enfermeira Juliana Fernandes Mendes, “A oficina tem dado bons resultados no processo saúde-doença dos usuários, fortalecendo autonomia e principalmente a interação social entre eles, família e comunidade, além de resgatar a autoestima e proporcionar aos participantes uma atividade laboral, que os faça planejar, articular, executar e depois ver os resultados, resgatando o sentimento de cidadania e de pertencimento à sociedade ao qual está inserido”. Esperamos dar continuidade neste projeto no ano de 2021, com algumas novidades.

Os CAPS foram idealizados para proporcionar aos usuários de saúde mental um novo espaço de saúde, aberto, terapêutico e acolhedor. A proposta é promover a inserção social destas pessoas, impedindo que vivam um círculo vicioso de isolamento e internação em hospitais psiquiátricos.