Publicado em 12/12/2019 às 10:00, Atualizado em 11/12/2019 às 17:23

Nova Andradina terá show gratuito da dupla João Neto e Frederico, Festival de Chamamé e inauguração de obras

Programação é um presente do governo municipal a todos os nova-andradinenses em comemoração ao aniversário de 61 anos de criação da Cidade Sorriso.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Nova Andradina comemora no próximo dia 20 de dezembro, 61 anos de criação. E para marcar a data, a Prefeitura traz duas grandes atrações culturais gratuitas no Centro de Eventos José Antonio Zanquetta, ao lado do Andradão: o showzaço com João Neto & Frederico e o Festival de Chamamé.

A dupla que é fenômeno nacional do sertanejo universitário, vai agitar Nova Andradina com o show Tour com João Neto e Frederico 2019 no palco no Centro de Eventos. A entrada é gratuita.

A apresentação acontece na noite desta quinta-feira, dia 19 de dezembro a partir das 20h, véspera do aniversário da Cidade Sorriso. O show faz parte das comemorações dos 61 anos de criação do município. É um presente do governo municipal para todos os nova-andradinenses.

Representantes da música sertaneja universitária há 12 anos, os irmãos são naturais de Goiânia tem 11 álbuns e estão com o trabalho novo chamado Não Tem Tu, Vai Tu Mesmo.

Entre as músicas aguardadas pelos fãs da dupla na Capital Nacional do Chimarrão estão Meio Seu, música com a participação de Léo Santana, Mulher Também Trai, Rapariga Não, Lelele, entre outras.

A organização é da Prefeitura Municipal de Nova Andradina através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Show de abertura e inauguração de obras

Para abrir essa grande noite de festa, a cantora Camila Reis com Alex Pires no violão traz um repertório sertanejo de muito bom gosto, com os rits mais tocados nas rádios de todo país, a partir das 20 horas.

As estruturas de palco e iluminação foram cedidas pela Fundação Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Nesta mesma ocasião, a prefeitura de Nova Andradina irá inaugurar mais de 20 obras realizadas e entregues no ano de 2019, nas áreas de infraestrutura, urbanização com drenagem e pavimentação de ruas de diversos bairros e no Distrito de Nova Casa verde, reforma de escolas, iluminação de led em todas as praças da cidade, novo prédio do Cras, aterro sanitário, recapeamento de ruas e avenidas da cidade, dentre outras ações que colocam Nova Andradina num novo patamar de desenvolvimento.

1º Festival de Chamamé

5 horas de música com dois grandes nomes do chamamé e show com a dupla sertaneja Victor Gregório & Marco Aurélio

As festividades continuam na sexta-feira, dia 20 de dezembro, data do aniversário de 61 anos de criação de Nova Andradina com a realização do Festival de Chamamé no Centro de Eventos José Antonio Zanquetta, a partir das 20 horas.

O festival tem como objetivo resgatar as raízes musicais do estado e firmar-se como um marco cultural no calendário de eventos da cidade.

Estão programadas três grandes atrações. Quem abre as apresentações musicais é a dupla sertaneja campo-grandense, Victor Gregório & Marco Aurélio. Este show é oferecido pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com músicas autorais, atitude e um estilo diferenciado dos atuais artistas do ramo, os compositores possuem um estilo mais rústico e muito talento. A dupla já bateu mais de um milhão de visualizações no Youtube com a faixa “Eu Aceito”. e juntos reúnem mais de mil músicas compostas, entre elas vários sucessos como “Você de Volta”, “Labirinto”, “Camaro Amarelo”, “Amar Não é Pecado”, entre outras gravadas pelos mais diversos artistas e idiomas.

Em seguida, sobem ao palco a musa do chamamé, Luciane Chamamezeira e Maninho Rocha, que prometem fazer o público dançar e se divertir até 1 hora da manhã.

Para Gilberto Garcia, Nova Andradina possui uma grande diversidade de culturas que formam sua identidade e o chamamé está enraizado na cultura sul-mato-grossense e, em especial, nos moradores da terra de Moura Andrade.

“Trazer a cultura a pantaneira é a realização de um sonho. O sistema de representação cultural do chamamé, além da polca, do próprio chamamé e guarânia, expressões de destaque da nossa cultura musical, inclui a dança de salão, o hábito de tomar o tereré e a degustação de iguarias como a sopa paraguaia e a chipa. O festival é um reconhecimento a tudo isso”, destaca o prefeito.

Vale ressaltar, que em 2017, o chamamé foi oficialmente declarado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”. No Mercosul o chamamé também já foi declarado “Patrimônio Cultural” e está sendo postulado junto à Unesco o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.