Buscar

20/01/2022 às 10:35, Atualizado em 20/01/2022 às 10:38

NOVA ANDRADINA: Simted cria comissão que irá discutir reajuste e carreira dos profissionais de educação

Categoria pretende apresentar ao prefeito uma proposta de reajuste salarial e melhorias na carreira dos professores e administrativos

Cb image default
Foto - Reprodução rede social

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (19), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina, Edson Granato, atualizou as informações referentes à aplicação do Fundeb 2021 pelo governo municipal.

Também foi pauta da reunião outros assuntos de interesse da categoria como concurso público, sanção da lei que possibilita a permuta de servidores que trabalham em municípios diferentes, reajuste salarial e melhorias na carreira dos profissionais de educação.

O professor Edson Granato informou que a Prefeitura ainda não apresentou o balancete final das contas referentes à aplicação dos repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O jurídico da Fetems e do Simted aguardam esses balanços, que devem estar disponíveis no Portal da Transparência, para analisar os dados e verificar se houve a aplicação mínima de 70% dos recursos do Fundeb para a remuneração dos educadores.

“Vamos esperar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) apresentar as planilhas para fiscalizar se as informações estão corretas e cumprem a legislação vigente. Mediante os dados apresentados, as providências serão tomadas”, reiterou o presidente Edson.

Edson anunciou ainda que o Simted dará total apoio administrativo e jurídico para que a representante do Sindicato no Conselho do Fundeb possa ter acesso às informações sobre os repasses mensais ao município, adquira conhecimentos e visite Conselhos de outras cidades para trocar experiências que venham fortalecer o desempenho da sua função dentro deste órgão municipal.

A criação de uma comissão para discutir o reajuste salarial e a carreira dos profissionais de educação foi outro tema abordado na assembleia. Ficou acordado que esta comissão vai estudar as leis e o plano de cargos e carreira da rede municipal (professores e administrativos), elaborar uma proposta para ser apresentada em assembleia para análise e aprovação da categoria e, posteriormente, reivindicar ao governo municipal essas melhorias fundamentais para a valorização dos profissionais.

Na assembleia, a direção do Sindicato e os trabalhadores também definiram que irão se reunir com o prefeito nos próximos dias para cobrar a aprovação da lei que autoriza o rateio do Fundeb e da lei da permuta entre servidores que trabalham em cidades diferentes, a chamada e realização de concurso público na área da educação neste ano de 2022.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.