Buscar

17/07/2019 às 08:27, Atualizado em 16/07/2019 às 21:49

NOVA ANDRADINA: Semec dá continuidade ao Programa de Formação em Liderança para gestores escolares

Professores da rede municipal de ensino participam de palestra com o tema: “A BNCC e a Educação para o sucesso”, com Renato Casagrande.

Cb image default
Foto - João Claudio

Às vésperas do início do segundo semestre nas escolas da rede municipal de ensino (REME), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) deu continuidade ao Programa Avançado de Formação em Liderança para gestores escolares (diretores, vice-diretores, coordenadores e equipe pedagógica.

O foco central é o desenvolvimento de competências estratégicas, comportamentais e atitudinais para os gestores melhorarem seus desempenhos na gestão educacional. Os líderes são motivados para provocarem mudanças nas estruturas pessoais e comportamentais, de forma a garantir a aplicabilidade dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do programa, na sua rotina de gestão, como metodologias de planejamento, implantação de novos projetos, mobilizar a equipe, entre outras questões.

Aliado ao trabalho junto aos gestores, a administração municipal investe permanentemente na capacitação dos docentes, motivando-os e auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e socioemocionais.

Na manhã desta terça-feira (16), todos os profissionais da REME participaram de uma palestra com o tema: “A BNCC e a Educação para o sucesso”, ministrada conferencista e consultor em Educação e Gestão da Alleanza Educação, Renato Casagrande.

Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores os novos comportamentos, habilidades e a importância das competências socioemocionais, dentro do contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o exercício efetivo da docência na sociedade atual e o preparo dos educandos para o sucesso na vida pessoal (projeto de vida), profissional (mercado de trabalho) e o comportamento cidadão na sociedade (questões éticas).

“A partir dessas reflexões é que podemos discorrer sobre a importância de educarmos bem nossas crianças e jovens a fim de prepará-los para a vida adulta, além de ampliar a capacidade do estudante em identificar, relacionar, organizar, analisar, comparar, interpretar e compreender o mundo que o cerca”, analisa Casagrande.

O prefeito Gilberto Garcia e o secretário de educação, Fábio Zanata, prestigiaram a cerimônia de abertura da palestra. Também marcam presença, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia e o vereador Robertinho Pereira. Na ocasião, as autoridades desejaram um bom retorno aos alunos e servidores municipais da educação. Gilberto informou ainda que irá visitar todas as unidades para verificar as demandas, ouvir a comunidade escolar e dar incentivo aos estudantes.

Já o secretário Zanata lembrou que neste semestre haverá avaliação do IDEB e a Prova Brasil. “Que os professores estejam motivados e isso se reflita positivamente na sala de aula, para que nossos alunos estejam preparados para as avaliações que virão”, afirmou o gestor.

As aulas nas escolas municipais recomeçam nesta quarta-feira, dia 17 de julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.