Publicado em 06/09/2019 às 08:02, Atualizado em 05/09/2019 às 19:05

NOVA ANDRADINA: Semdi recebe a doação de uma lixeira seletiva para separação do lixo orgânico e reciclável

Projeto foi desenvolvido pela empresa BSY Ambiental, com a finalidade de conscientizar empresas e cidadãos sobre a importância da coleta seletiva.

Redação,
Cb image default
Foto - William Gomes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) recebeu nesta terça-feira (3), a doação de uma lixeira seletiva para separação de lixo orgânico e de materiais recicláveis.

A entrega do dispositivo foi feita diretamente ao secretário Hernandes Ortiz pelos diretores e proprietários da BSY Consultoria Ambiental, os engenheiros ambientais Adriano Ferraro, e os irmãos Bruno e Rafael Suguita Yasunaka.

A finalidade do projeto é conscientizar empresas e cidadãos sobre a importância da coleta seletiva, implantada recentemente no município de Nova Andradina.

Segundo Bruno, que ajudou a construir esse conceito de lixeira seletiva, a ideia é que esta Secretaria venha utilizar a lixeira como modelo em palestras educativas nas escolas ou, ainda, que possa apresentar às empresas instaladas no município como uma alternativa para a separação de resíduos produzidas nos mais diversos setores industriais.

“Este é um protótipo desenvolvido pela nossa empresa a partir de observações e visitas feitas em diversos lugares do país. É um ponto de partida para que outras iniciativas criativas venham surgir e sejam implementadas tanto nos órgãos públicos, como em hospitais, indústrias, estabelecimentos comerciais e até mesmo nas residências”, afirma o engenheiro.

Explicando em detalhes a proposta, o sócio Rafael afirma que duas lixeiras seletivas foram produzidas. A outra será destinada gratuitamente ao Hospital de Amor. “Estamos implantando este sistema na nossa própria empresa e fomentando a instalação em locais de grande circulação como cartórios, supermercados e lanchonetes. Este trabalho de coleta seletiva auxilia a cooperativa de catadores ao gerar renda e contribui com o meio ambiente. Ficamos felizes também de ajudar o município neste processo de educação ambiental e mudança cultural”, revela.

O secretário Hernandes Ortiz elogiou a iniciativa da equipe da BSY Ambiental. “O futuro das gerações depende de ações como esta, que garantem a sustentabilidade do ambiente em que vivemos e a qualidade de vida das pessoas”, declara o titular da Semdi.

A BSY Consultoria Ambiental é uma empresa nova-andradinense que realiza serviços de licenciamento e monitoramento ambientais, georreferenciamento / SIGEF, reserva legal e CAR. Atua em cerca de 1/3 dos municípios de MS, em prefeituras, propriedades rurais e estabelecimentos industriais. Além dos engenheiros, a equipe de profissionais é formada por Poliana Lemos (secretaria) e Tiago Martínez (TI).