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11/04/2019 às 07:35, Atualizado em 10/04/2019 às 18:36

Nova Andradina sediará Encontro de Procons a partir desta quinta-feira (11)

O debate será focado na importância de alinhar e uniformizar as condutas de atendimento dos Procons, visando alcançar maior eficácia nas resoluções.

Nova Andradina sediará nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª edição do Encontro dos Procons Municipais de MS com o intuito de fortalecer e estreitar os laços da rede e viabilizar a execução da Política Estadual de Proteção, Defesa e Educação do consumidor.

O tema central das discussões será a importância de alinhar e uniformizar as condutas de atendimento das unidades, visando alcançar maior eficácia nas resoluções das problemáticas consumeristas em todo estado.

A abertura acontece a partir das 8 horas, no plenário da Câmara Municipal, com a presença do superintendente do Procon Estadual, Marcelo Monteiro Salomão, secretária de cidadania e assistência social, Julliana Ortega, diretora do Procon local, Maria Aparecida Valdez, representantes dos demais Procons, delegacia especializada de repressão aos crimes contra as relações de consumo, procuradoria geral de justiça, Acina, Subcomissão de Defesa do Direito do Consumidor de Nova Andradina e Polícia Militar.

A programação engloba palestras, debates e mesa redonda sobre temáticas como gestão dos conceitos básicos em defesa do consumidor – Procon/MS e Municípios - atendimento CIP e SINDEC, gestão de processos administrativos; conciliação e resolução de conflitos; procedimentos internos da coordenação gestão de processos; fiscalização - ações cotidianas, conceitos e status atual; processos investigatórios em defesa dos consumidores; realidade dos procons municipais e principais conflitos nos atendimentos realizados e sugestões de melhorias para aplicabilidade nas ações diárias dos Procons do Estado.

Procon de Nova Andradina

O Procon municipal de Nova Andradina completará 22 anos de criação no dia 19 de dezembro de 2019, lei 093/97. Neste período, o órgão municipal contabilizou mais de 30.000 atendimentos, obtendo o índice de mais de 80% de resolução destas reclamações que chegaram ao órgão.

O órgão também desenvolve ações de conscientizações tanto para o consumidor quanto ao comércio local, tais como palestras nas escolas, programas e projetos sociais tais como Campanha Comércio Legal, Projeto Procon na Escola e Campanha Procon nas Indústrias.

Vale ressaltar que o Procon não se destina a ser um balcão de reclamações e denúncias. Tem como objetivo o trabalho preventivo de informar e educar consumidores e fornecedores, evitando, na origem, os conflitos verificados na relação de consumo.

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