Publicado em 03/05/2017 às 07:00, Atualizado em 02/05/2017 às 22:53

NOVA ANDRADINA: Secretaria inicia formação continuada através de parceria com UEMS e IFMS

A ação é voltada para o desenvolvimento de metodologias ativas para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental da REME.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte iniciou na última semana, nos dias 24 a 28 de abril, a formação continuada voltada para o desenvolvimento de metodologias ativas para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, sendo encontros realizados com os professores por área do conhecimento.

Através das parcerias firmadas com professores da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS, foi possível elaborar um projeto de formação continuada que será desenvolvido em sete encontros presenciais, sendo assim, concluindo esta etapa no mês de novembro deste ano.

A formação continuada tem por objetivo provocar uma análise e reflexão sobre os métodos de ensino que são desenvolvidos no ambiente escolar nos dias de hoje. Os gestores da secretaria, ao analisar todo este contexto, após pesquisas e conversas com alunos, professores e gestores escolares entenderam que é necessário aprimorar os conceitos existentes em relação aos métodos utilizados atualmente no processo de ensinar e aprender.

O processo de educar, devido a múltiplos fatores (como a rapidez na produção de conhecimento, a provisoriedade das verdades construídas no saber científico e, principalmente, da facilidade de acesso à vasta gama de informação) deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos.

Nesse contexto as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. O aluno torna-se protagonista no processo de construção de seu conhecimento, sendo responsável pela sua trajetória e pelo alcance de seus objetivos, no qual deve ser capaz de autogerenciar e autogovernar seu processo de formação.

“Estamos com uma grande expectativa para a aplicação e desenvolvimento destas Metodologias ativas, sendo elas fundamentais para o aprimoramento dos conceitos de ensinar e aprender. Está cada vez evidente que para atender a clientela que possuímos hoje é necessário investirmos em formações que vão ao encontro das nossas demandas, pois os métodos que são utilizados, por mais que tenham a sua importância, não conseguem mais atingir os objetivos na busca de resultados promissores”, considera o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, professor Fábio Zanata. (Com informação da assessoria).