Publicado em 22/12/2021 às 14:00, Atualizado em 22/12/2021 às 14:39

NOVA ANDRADINA: Secretaria de Saúde alerta para risco de acidente com escorpiões

Ocorrências aumentam nos meses mais quentes do ano. Equipe do CCZ captura espécies de escorpiões durante fiscalização de imóveis

Redação,
Cb image default
Divulgação

O alerta é do secretário Sérgio Maximiano, uma vez que este tipo de ocorrência é mais frequente nos meses em que predomina a alta temperatura (entre os meses de dezembro e março), e período que coincide com férias escolares e com mais presença de pessoas em chácaras, sítios, fazendas, trilhas, etc.

Nesta segunda-feira (20), o titular da saúde e os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), gerente Joelma Correia e o biólogo, Jhoy Leite realizaram visitas a imóveis do município e deram orientações aos moradores do bairro Durval Andrade Filho, já que algumas espécies de escorpiões foram encontradas recentemente.

A referência em atendimento para este tipo de acidente é o Hospital Regional de Nova Andradina. “A orientação é para que a vítima seja encaminhada para atendimento médico o mais rápido possível e, havendo possibilidade, que o animal também seja levado em vidro com tampa, mas claro, desde que haja segurança para fazer esta captura. Jamais tente pegar com as mãos desprotegidas. O ideal é usar uma pinça grande ou outro objeto que bloqueie o contato direto com o animal”, informa Sérgio Maximiano.

Os profissionais do CCZ reforçam a importância de manter os imóveis limpos e organizados, livres principalmente de entulhos de madeiras, telhas, tijolos, materiais de construção.

É importante manter o controle de baratas e outros pequenos insetos que servem de alimento aos escorpiões. Além das medidas já citadas, é importante manter os ralos com sistema de fechamento e vistoriar ambientes e objetos ao calçar, sentar, deitar, andar, principalmente em imóveis que já teve aparição deste reduzirá o risco de acidente.

Ao capturar escorpião, o cidadão poderá entrar em contato com a equipe do CCZ pelo número 3441-1250 (ramal 5214) para solicitar a identificação. O escorpião poderá ser conservado para identificação em frasco com álcool.