Buscar

04/11/2016 às 17:34, Atualizado em 04/11/2016 às 14:54

Nova Andradina se consolida como referência em Tecnologia Educacional

Por trabalho desenvolvido no município, NTM de Nova Andradina é convidado a integrar iniciativa educacional mineira.

Cb image default

Equipe do NTM reforça que metodologia implantada em Nova Andradina é considerada como referência por outros núcleos do Estado e até mesmo do país

Foto: Thiago Odeque/PMNA

Por integrar o uso de ferramentas digitais com o ensino da rede pública, o Núcleo de Tecnologias Municipal de Nova Andradina foi convidado a participar de uma iniciativa mineira de formação de professores. De acordo com a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, o convite é da Secretaria de Educação da cidade de Ouro Preto e reflete a qualidade do trabalho voltado à Tecnologia Educacional de Nova Andradina.

“Em reconhecimento às capacitações que ofertamos e pelo uso de ferramentas como o Hot Potatos, Plataforma Prezi e Edilim, como também pelo programa Scratch, a coordenação do NTM de Ouro Preto, em Minas Gerais, nos convidou a desenvolver essas atividades em parceria”, retrata a gestora, creditando ao NTM municipal, a metodologia eficaz e atraente que consolida Nova Andradina como referência em Tecnologia Educacional.

Coordenador municipal do NTM, Weliton Bachega reforça que somente no último ano, 520 vagas nos cursos de formação, foram ofertadas. “Além do calendário semestral que contempla três formações, também estamos presentes nas Feiras Fecinova e Geociências, no projeto cultura de mão em mão e organizamos a Semana de Tecnologia Educacional”, aponta.

Segundo Bachega, somente no último mês foram ofertadas 200 vagas em oficinas pedagógicas voltadas às novas tecnologias, qualificando o processo de ensino e aprendizagem. “Trabalhamos com uma infinidade de recursos didáticos e ferramentas tecnológicas que promovem a inserção na cultura digital, trabalho este, que resulta em aulas mais atrativas, na formação de professores com competências tecnológicas e principalmente, na qualidade do ensino”, defende.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram investidos nos últimos anos, R$ 306.237,00 na aquisição de 150 novos computadores, destinadas às salas de tecnologia de todas as unidades de ensino da Rede Municipal. Se somam aos investimentos, a aquisição de 12 switches gerenciáveis e cabos de rede CX. Todo processo de aquisição e instalação dos equipamentos foram coordenados pelo NTM.

“O NTM se integra à proposta de Inovação e Tecnologia defendidas pelo Governo Municipal, que também investe em ações de modernização da gestão pública. Neste sentido, buscamos sinergia com as ações de inovação encabeçadas pelo Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, para consolidar Nova Andradina como Polo Tecnológico”, pontua.

“Entendemos que a tecnologia é um dos principais fatores para proporcionar a inovação e o desenvolvimento. Desta forma, a educação deve acompanhar e participar deste processo e nós, enquanto Governo Municipal, buscamos investir neste segmento para potencializar o ensino em nossa rede”, ressalta o prefeito Roberto Hashioka. “Além de investirmos nas salas municipais de tecnologia, também implantamos o Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid), pois acreditamos que estas inovações otimizam o ensino”, complementa.

NTM - O NTM é um projeto inovador que visa integrar e promover a inserção das propostas tecnológicas para o processo de ensino na rede municipal. Com esse objetivo, o núcleo visa promover o uso das novas tecnologias educacionais associados às práticas pedagógicas potencializando o ensino e garantindo uma prática inovadora plausível e a contento do que se espera de um projeto e programa de inclusão tecnológica na prática Educacional.

Possui ainda o intuito de promover formação continuada, monitoramento, acompanhamento e organização do processo de inclusão das novas Tecnologias junto a prática de ensino na REME, garantindo assim que as novas tecnologias sejam usadas com mais efetividade e objetividade e um ensino inovador. Com 11 professores multiplicadores, o NTM é coordenado por Welinton Bachega, com apoio das professoras multiplicadoras Kelle Ester da Silva Souza e Karina Bastos. A página oficial do núcleo é www.ntmna.com.br.

REME - A Rede Municipal de Ensino possui nove escolas, sendo destas, seis na área urbana e três na área rural, além de nove CEINFs (Centro de Educação Infantil), com aproximadamente 430 professores e 7.200 alunos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.