Publicado em 27/10/2020 às 14:42, Atualizado em 27/10/2020 às 15:29

Nova Andradina registra baixo índice de vacinação contra a poliomielite

Pouco mais de 46% das crianças do município tomaram a dose da vacina, a meta é de 95%

Redação,
Cb image default
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A baixa procura pela vacina contra a poliomielite causa preocupação na Secretaria Municipal de saúde de Nova Andradina. Mesmo com o Dia D de imunização, o número de doses aplicadas até agora é de apenas 1.412, o que representa 46 % das 3.046 crianças que precisam ser imunizadas no município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve início em 28 de setembro voltada a crianças entre 12 meses e menores de 5 anos. As doses estarão disponíveis somente até o dia 30 e a vacinação é a única forma eficaz de prevenir a doença.

Nesse período, também ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação, cujo público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo. Se alguma estiver em falta, ela será aplicada.

Segundo informações da saúde, apesar da procura pela atualização da caderneta de vacinação ter boa procura, a “gotinha” está bem abaixo do esperado. Diante disso, o secretário de saúde, Sérgio Maximiano, convoca os pais ou responsáveis a levar seus filhos para serem imunizados contra a paralisia infantil.

“O que mais nos preocupa é que os pais não estão levando os filhos nas unidades de saúde para vacinas e temos somente mais alguns dias de campanha. Não conseguimos atingir nem mesmo a metade da meta da cidade, que é de 95%”, afirmou Sérgio.

As vacinas estão disponíveis nas Salas de Vacina em todas as ESFs nos bairros e em Nova Casa Verde. Pede-se aos pais que também não esqueçam de levar as Carteiras de Vacinação.