Publicado em 21/10/2017 às 06:30, Atualizado em 20/10/2017 às 17:48

Nova Andradina realiza sua primeira Conferência de Igualdade Racial

O debate, realizado na última terça-feira (17), contou com palestrantes de renome no Estado do Mato Grosso do Sul.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

Sucesso de participação, a primeira edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, realizada no Centro da Juventude, reuniu cerca de 100 pessoas credenciadas que garantiram o debate qualificado sobre os temas direcionados a Igualdade Racial.

O debate, na última terça-feira (17), contou com palestrantes de renome no Estado do Mato Grosso do Sul, como a educadora social Romilda Neto Pizani integrante da diretoria executiva do Grupo TEZ-Trabalho e Estudo Zumbi e conselheira estadual de Cultura, o professor Célio Nogueira, representante da UFMS e a assistente social Maria José Macedo.

O encontro foi abrilhantado pela presença do prefeito Gilberto Garcia, que em seu discurso enalteceu a importância da Igualdade Racial município e se comprometeu em incluir as cotas raciais no próximo concurso público municipal de Nova Andradina.

A conferência foi aberta pela coordenadora da Promoção da Igualdade Racial e Cidadania Josefa Ferreira de Almeida e contou com a participação da secretária de Assistência Social e Cidadania Julliana Caetano Ortega, além dos professores Marcela Ernesto dos Santos e Jônatan Moreira Rodrigues, ambos representando o IFMS.

A conferência foi desenvolvida a partir do tema “O Brasil na década de afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. A Política de Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania no Município destina-se a garantir à população negra, quilombola, ribeirinha, comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros, ciganas e assentadas a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial ligada à Semcias Josefa Almeida, a realização da conferência garantiu a avaliação de diversas propostas e políticas públicas, além de ações e projetos que venham promover a igualdade racial e o combate ao racismo institucional, com enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia e religião.

Diversos temas foram debatidos e propostas foram formuladas, elencadas e aprovadas a partir das discussões realizadas em grupos de trabalho, sendo cada qual, responsável pelo desenvolvimento de cada eixo, como dinâmica facilitadora na produção de ideias, posteriormente, organizadas no processo conferencial. Ao debate amplo, foram apresentados 4 Eixos:

EIXO 1:Do reconhecimento dos afrodescendentes;

EIXO 2: Da garantia de justiça aos afrodescendentes;

EIXO 3: Do desenvolvimento dos afrodescendentes;

EIXO 4: Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

A I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Cidadania elegeu também a delegação que participará da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que se realizará nos dias 23 e 24 de novembro de 2017 em Campo Grande/MS, a qual terá 6 representantes, sendo: Naiely Thais Gonçalves – Sociedade Civil (SENAC), Simone dos Santos- Sociedade Civil (SENAC), Marcela Ernesto dos Santos – Sociedade Civil (IFMS), João Pedro Galdino – Sociedade Civil (SENAC), Solange Neves Pereira – Governamental (SEMCIAS) e Josefa Ferreira de Almeida – Governamental (SEMCIAS).