Buscar

10/06/2017 às 20:00, Atualizado em 10/06/2017 às 20:41

Nova Andradina realiza mobilização contra a exploração do trabalho infantil

Dia 13 será feita mobilização no Distrito de Nova Casa Verde.

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizará diversas atividades na próxima segunda-feira (12), alusivas ao “12 de Junho - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil”. As ações serão articuladas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a comissão pró-Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Nova Andradina – CMDCA e Conselho Tutelar se estenderão durante todo o dia com panfletagem e entrevistas nas rádios em Nova Andradina e Nova Casa Verde.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de pequenos brasileiros que são impedidos de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões próprias a sua idade. Desde meados da década de 1990 o Brasil vem desenvolvendo estratégias para a reversão deste triste quadro com resultados positivos, todavia ainda há muito o que se fazer até que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes seja erradicada.

A luta contra o trabalho infantil demanda envolvimento dos diversos segmentos sociais para proteger crianças e adolescentes do ingresso precoce na atividade laboral. Com o objetivo de mobilizar governos e sociedade em todo o mundo, a Organização Internacional do Trabalho – OIT instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Tornou-se uma data para reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação, livres da exploração infantil e de outras violações. Neste dia são realizados eventos e campanhas de sensibilização sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil por todo o mundo.

Neste ano, continuaremos debatendo sobre a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes nas cadeias produtivas, devido à importância deste tema no cenário brasileiro. A campanha internacional organizada pela OIT, está focada nos impactos dos conflitos e catástrofes sobre o trabalho infantil, sendo que a as crianças e adolescentes são os que mais sofrem, em muitas situações ficam desabrigadas, sem escola, são levadas a migrar para outras regiões ou se refugiar em outros países, estados e municípios.

O Brasil registrou uma queda significativa no trabalho de crianças e adolescentes com até 17 anos de idade, cerca de 20%, conforme a PNAD 2015. Ainda assim, temos que continuar dando visibilidade às atividades desempenhadas nos mais diversos setores que ocupam crianças e adolescentes em suas linhas de produção. Principalmente na agricultura, pecuária, silvicultura, pesca e aquicultura, na informalidade, em empreendimentos familiares, em locais onde a fiscalização tem dificuldade de acesso para identificar.

O nosso município, durante os anos de 2014 a 2016, foi referência em Ações de Enfretamento aos Trabalho Infantil, o Plano de Ação Referentes a Práticas Inovadoras foi destaque nacional no último mês de novembro em Goiânia durante o encontro de toda região Centro Oeste, no próximo dia 20 de junho estaremos em Campo Grande, relatando experiência municipal no II Encontro Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado de Mato Grosso do Sul.

É importante destacar a atuação do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, integrante do Sistema Único de Assistência Social -SUAS como um fator que influenciou na redução do trabalho infantil no Brasil por meio de ações de transferência de renda, atendimento das crianças e adolescentes no serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e trabalho social com as famílias. A campanha de 12 de junho é uma das atividades previstas na pactuação que contempla ações de informação e mobilização nos territórios de incidência do trabalho infantil.

A meta para erradicação do trabalho infantil, contida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, prevê a erradicação do trabalho infantil no mundo até 2025. O alcance deste objetivo demanda atuação conjunta do poder público, dos empregadores, dos trabalhadores e da sociedade no sentido de potencializar os recursos existentes para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Cronograma

07h00 - entrevista rádio excelsior.

09h00 - concentração no Conselho Tutelar.

09h30 às 11h30 - panfletagem no comercio local, principais vias de acesso e mobilização nos semáforos da Avenidas Antonio Joaquim de Moura Andrade e Eurico Soares Andrade e Rua Milton Modesto.

13h00 - entrevista rádio cacique.

Dia 13 será feita mobilização no Distrito de Nova Casa Verde.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.