Publicado em 10/03/2018 às 14:31, Atualizado em 10/03/2018 às 11:34

Nova Andradina realiza campanhas de prevenção, presta serviços e homenageia as mulheres

Secretarias celebram Dia Internacional da Mulher com palestras, exames preventivos, música, tarde motivacional, blitz, atendimentos e outras atividades

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em comemoração ao mês da Mulher, a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio de diversas Secretarias e instituições parceiras, prestou homenagens, promoveu uma série de ações de prevenção, disponibilizou serviços e atendimentos nas áreas da saúde, promoção social, cultura, lazer e educação.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte ofereceu uma noite de apresentações culturais, onde as próprias mulheres foram protagonistas e deram um show de talento na música. Cantoras de Nova Andradina soltaram a voz na Galeria Guiomar Soares de Andrade, em evento organizado pela Funac (Fundação Nova-Andradinense de Cultura). Também abrilhantaram este evento, os integrantes do Coral Infantil Municipal, os alunos de dança da professora Elizia Fernanda e o poeta Josenildo Ceará.

As escolas da rede municipal de ensino também abordaram a temática em atividades multidisciplinares que envolveram alunos, professores e administrativos.

Nas ESFs Vila Operária e Centro Educacional, a “Ação em Saúde e Qualidade de Vida” realizou pela manhã uma roda de conversa sobre autoestima com a equipe de psicólogos. Para as mulheres que trabalham ou não têm disponibilidade para participar em horário comercial, a saúde disponibilizou atendimentos em horário diferenciado, das 17 às 21h, para a aferição de pressão arterial e glicemia, consultas médica e odontológica, coleta de preventivo e exame de mamas.

Cb image default
Divulgação

Outra ação que mereceu destaque foi a arrecadação de roupas para o Bazar do Hospital Regional. O projeto chamado Varal Solidário foi idealizado pela equipe do ESF Centro Educacional e convidou as mulheres desta área de atendimento a fazerem uma boa ação em prol do hospital. E elas se mostraram muito solidárias. O varal ficou lotado.

CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social como um todo fizeram um trabalho dirigido às famílias atendidas nessas localidades e às servidoras municipais que atuam no setor. Na programação, uma tarde agradável com dinâmicas em grupo, música ao vivo, sorteio de brindes, palestra e debates sobre temas como autoestima, relacionamento interpessoal, entre outros. Mais cedo, as técnicas da assistência social foram às ruas numa blitz para conscientizar sobre violação de direitos referentes à violência física, psicológica, sexual e moral.

Atividades continuam no final de semana

Feira Mulheres de Atitude

Em comemoração ao mês da mulher, a Prefeitura de Nova Andradina preparou mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude. O evento acontece de sexta-feira a domingo, de 9 a 11 de março, na Praça Geraldo Mattos Lima, que fica ao lado do Paço Municipal. Na ocasião serão comercializados produtos artesanais e alimentícios.