Publicado em 02/10/2021 às 07:03, Atualizado em 01/10/2021 às 14:13

NOVA ANDRADINA: Projeto conscientiza sobre a importância do uso da cadeirinha para criança no veículo

Através de uma peça teatral, o público interage e aprende sobre as normas de trânsito tanto para os motoristas quanto para os pedestres.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Estudos recentes da Fundación Mapfre apontam que o uso correto da cadeirinha para criança diminui entre 50% e 90% o risco de lesões graves, caso o veículo se envolva em colisão. No Brasil, o uso do equipamento só se tornou obrigatório para crianças menores de 10 anos, em 2010.

Pensando nisso, a Biblioteca SESI-Indústria do Conhecimento e a Prefeitura de Nova Andradina com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, desenvolve há vários anos um projeto de conscientização para a importância do uso deste dispositivo de retenção adicional (conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação) nos veículos para um trânsito mais consciente e seguro.

Neste ano, a iniciativa foi realizada em parceria com as Ceinfs Mundo Encantado, Luís Carlos Sampaio, Paulo da Silveira Fattor, Rita Ribeiro Hashinokuti e as escolas municipais: Efântina de Quadros, Joaquim de Moura Andrade, Arco Íris, Mundo da Criança e Professor João de Lima Paes, obedecendo os protocolos de biossegurança adotados em toda a rede municipal de ensino.

Através de uma peça teatral, que traz um diálogo entre Regina Leite e o personagem Zezé (fantoche), o público interage e aprende sobre as normas de trânsito tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Temas como tipos de assentos, placas de trânsito, uso do cinto de segurança são apresentados por meio de brincadeiras lúdicas e educativas.

De acordo com a professora Regina, a iniciativa contribui para a construção de valores como o respeito ao próximo e proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito nas escolas auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito.

Serviço

A unidade da Biblioteca está localizada na Rua Walter Hubacher, nº 1.299, Centro, atrás do Museu Municipal. Informações pelo telefone (67) 3441-7947.

No momento, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento não está prestando atendimento ao público. Os projetos são ofertados e acontecem nas escolas.