Publicado em 07/06/2022 às 15:42, Atualizado em 07/06/2022 às 16:43

NOVA ANDRADINA: Prefeitura regulariza destinação de resíduos sólidos urbanos

Estão definidos os locais para descarte de pneus, resíduos da construção civil e poda de árvores, móveis velhos, madeira, pilhas e materiais recicláveis

Redação,
Cb image default
Divulgação

Desde o mandato anterior do prefeito Gilberto Garcia, a gestão das políticas públicas relacionadas a resíduos sólidos urbanos têm sido foco das preocupações do município. Algumas ações como a construção do aterro sanitário e a coleta seletiva saíram do papel e se tornaram realidade em Nova Andradina, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado.

Outro avanço importante foi a regularização da destinação de resíduos sólidos urbanos. A Prefeitura definiu os locais para descarte de pneus, resíduos da construção civil e poda de árvores, móveis velhos, madeira, pilhas e materiais recicláveis como papel, plástico, metais e vidros.

Já a destinação das lâmpadas fluorescentes é responsabilidade do fornecedor e fabricante (logística reversa). No caso do lixo eletrônico, a Semadi promove campanhas periódicas para coleta, porém são as empresas e fornecedores os responsáveis pela coleta e destinação adequados desses resíduos.

Para o secretário Ortiz, “investir na gestão sustentável de resíduos é investir não apenas em meio ambiente, mas também em saúde pública e qualidade de vida, além de promover o desenvolvimento econômico e social do município. É garantir dignidade a todos os nova-andradinenses”, frisou.

Veja quais são os resíduos regularizados e locais de descarte

RESÍDUOS

LOCAIS DE DESCARTE

Pneus

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses

Rua Planejada B, 100. Atrás do Parque de Exposições

Construção civil e poda de galhos

Depósito

Rua Antonio Duarte esquina com a rua Pastor Júlio Ferreira de Alencar

Móveis velhos e madeira

Depósito

Rua Antonio Duarte esquina com a rua Pastor Júlio Ferreira de Alencar

Pilhas

Postos de coleta instalados na Prefeitura Municipal, Ministério Público, Câmara, Supermercados Abevê e Sorriso

Papel, plástico, metais e vidros

São recolhidos pelo sistema de coleta seletiva, de acordo com programação semanal

Lâmpadas fluorescentes

A destinação é de responsabilidade do fornecedor e fabricante (logística reversa)

Eletrônico

Campanha de coleta de lixo eletrônico é realizada periodicamente. Empresas e fornecedores são responsáveis pela coleta e destinação adequados desses resíduos.