Publicado em 15/08/2019 às 06:30, Atualizado em 14/08/2019 às 17:11

NOVA ANDRADINA: Prefeitura investe mais de meio milhão de reais em novo sistema de iluminação de praças

Com recursos da Cosip, 16 praças em vários bairros receberão luminárias de led, o que representa maior eficiência e economia nos gastos públicos com energia elétrica.

Redação,
Cb image default
Foto - João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina vai investir mais de meio milhão de reais em melhorias na iluminação das praças públicas. Com recursos da Cosip (Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação), as melhorias irão chegar até 16 praças em diversos pontos da cidade.

No total, serão instaladas mais de 510 luminárias de led, tecnologia que garante maior eficiência, durabilidade e economia nos gastos públicos municipais com energia elétrica.

O programa de modernização do sistema de iluminação é mais uma iniciativa que tem a marca do governo do prefeito Gilberto Garcia. A meta é atingir praticamente 100% dos bairros com a troca das lâmpadas de luz amarela (vapor de sódio) por lâmpadas de led.

Na prática, os efeitos são imediatos: praças com maior luminosidade por apresentar uma cor mais branca e, consequentemente, mais segurança e tranquilidade para os moradores. Em algumas praças a implantação do novo sistema de iluminação já é realidade, como é o caso das Praças do Portal do Parque (Praça Elza Soares) e Celina Gonçalves (Praça Nivaldo Aparecido de Oliveira).

Nas próximas semanas, os serviços serão executados nos bairros Argemiro Ortega, Centro Educacional, Guiomar Soares Andrade, Morada do Sol, Alvorada, Santa Terezinha, Capilé, Vila Operária, Ulisses Pinheiro, entre outros.

De acordo com Gilberto Garcia, o objetivo é iluminar os locais que servem como ponto de encontro da população, possibilitando uma melhor utilização no período noturno e a conservação dos espaços públicos.

“Este é mais um compromisso que fizemos na campanha eleitoral e estamos resgatando. As famílias nova andradinenses poderão usufruir das praças com mais conforto, comodidade e segurança", afirmou o prefeito.

No total, o valor do investimento é de R$ 503.999,65.

Lâmpadas de Led – O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas incandescentes, que possuem tungstênio, o que deixa resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartadas de maneira irregular em rios e aterros. Além disso, é 100% reciclável e reduz para um terço a emissão de carbono em relação a iluminação tradicional.

Praças que receberão nova iluminação – bairros

1 - Praça Milton Malulei – Santa Terezinha

2 - Praça Paul Harris (Praça da Fogueira) – São Vicente de Paula

3 -Praça do Santuário Imaculado Coração de Maria – área central

4 - Praça Wilson Fabrício de Matos – Argemiro Ortega

5 - Praça José Carreira Mendes – Centro Educacional

6 – Praça Antonio Riquetti – Guiomar Soares Andrade

7 – Praça Candido Frutuoso – Morada do Sol

8 – Praça Schichiro Nakamura – Ulisses Pinheiro

9 – Praça Francisco Frutuoso – Praça da Bilbioteca Municipal

10 – Praça da Saudade – Praça do Cemitério Municipal

11 – Praça Nivaldo Aparecida de Oliveira – Celina Gonçalves (Universitário)

12 – Praça Aurélio Fernandes da Costa – Capilé

13 – Praça Elza Carrielo – Portal do Parque

14 – Praça Joaquim Soares – Bairro Alvorada

15 – Praça Coab III – Bairro Santa Terezinha

16 – Praça do Distrito de Nova Casa Verde