Publicado em 14/08/2019 às 16:00, Atualizado em 14/08/2019 às 15:28

NOVA ANDRADINA: Prefeitura disponibiliza display para coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso

Projeto foi criado com a ideia de motivar a população a descartar corretamente os medicamentos neste display, com autonomia e praticidade.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Nova Andradina disponibilizou um display para coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso no interior da Farmácia Municipal. A ideia é conscientizar a população de que medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica.

A iniciativa é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Serviços Públicos em parceria com BIO ACCESS, empresa responsável pela coleta, transporte e destinação de resíduos de farmácias, hospitais e laboratórios.

O projeto foi criado com a ideia de motivar a população a descartar corretamente os medicamentos neste display, com autonomia e praticidade. A máquina possui dois espaços diferentes de descarte de materiais - um para comprimidos e pomadas e outro para líquidos e sprays.

De acordo com Arion Aislan, os resíduos de medicamentos precisam de tratamento especial desde a coleta para não causarem risco à população. Por isso, é importante que as pessoas adotem como um hábito fazer o descarte de maneira adequada.

“Essa ação mostra que o grave problema do descarte de medicamentos está sendo tratado com a responsabilidade que o tema merece. Abrimos este primeiro ponto de coleta e vamos verificar se a população vai atender o nosso apelo e trazer os medicamentos vencidos”, destaca o secretário.

É importante ressaltar que agulhas, seringas e outros materiais semelhantes não devem ser descartados neste ponto de coleta de medicamentos. Este serviço é feito por empresa especializada.