Publicado em 22/11/2017 às 19:01, Atualizado em 21/11/2017 às 22:55

NOVA ANDRADINA: Passeata lembra o Dia Mundial em Memória às vítimas de Trânsito

O ato realizado no centro de Nova Andradina nesta segunda-feira (20) lembrou as vítimas fatais simbolizando-as com cruzes fincadas na rotatória central.

Redação,
Cb image default
Foto: Bruno Seleguim

Quem passou pela rotatória do eixo central da cidade nos últimos dias pode conferir uma intervenção diferente no gramado, com cruzes fincadas simbolizando as vítimas fatais que o trânsito de Nova Andradina ceifou nos últimos anos.

A intervenção realizada nesta segunda-feira (20) utilizando cruzes no centro da cidade encerrou a caminhada lembrando a memória das vítimas da violência no trânsito. O ato foi promovido pela Prefeitura Municipal através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DEMTRAN, que é ligado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é celebrado internacionalmente no 3º domingo do mês de novembro, neste dia são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares e amigos.

“A definição mais apropriada para esse dia seria a celebração pela vida, um momento para todos refletirem sobre suas ações no trânsito, lembrar também que acidente de trânsito não é algo que simplesmente acontece, gera dor, sofrimento e reflete em toda sociedade”, lembra Kelly Borba que é coordenadora de educação para o trânsito do Demtran.

O ato contou com a participação da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, do Centro de Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal e Assistência Social – SEMCIAS, CRAS, CREAS, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Horto Florestal e da Casa Verde, da Polícia Militar, Polícia Mirim, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, além dos Centros de Formação de Condutores Willian’s, Confiança e União, Detran.

A passeata de 2017 levou para a Avenida Moura Andrade a participação de vítimas que sofreram sequelas decorrentes a acidentes, sendo que as mesmas estavam acompanhadas de seus e familiares. O ato também contou com a presença de parentes de vítima fatal no trânsito.

“Promover a paz no trânsito é muito mais do que praticar direção defensiva, é ter consciência que ao dirigir um automóvel, não estamos sozinhos”, disse a coordenadora do SCFV do Horto Florestal Monica Chiaveli. Para o diretor do Demtran de Nova Andradina Anilton Ferreira Ximbica a tarefa da gestão pública e de órgãos reguladores do trânsito é o de promover ações que incentivem o respeito, o cuidado e a consciência cidadã de todos os usuários do trânsito. “As atitudes conscientes podem melhorar a convivência e a qualidade do nosso trânsito. O direto de viver na cidade consiste no dever de estar atento ao direito do outro”, explica Ximbica.