Buscar

28/02/2018 às 06:30, Atualizado em 27/02/2018 às 17:48

NOVA ANDRADINA: Parceria da Casa do Trabalhador com Finan Uniesp capacita trabalhadores

Acadêmicos orientam sobre elaboração de currículo e entrevista de trabalho.

Cb image default
Foto: João Claudio

Uma parceria inédita entre Casa do Trabalhador e a Finan Uniesp, por meio do Programa Empresa Junior, irá orientar e capacitar trabalhadores para o emprego.

A ação é uma extensão do mutirão do atendimento, realizado na Casa do Trabalhador no dia 15 de novembro passado, quando foram realizadas atividades como café da manhã, palestras motivacionais, relacionamento empresa e trabalhador, melhoria da autoestima, qualidade de vida e encaminhamento de vagas de emprego nos setores do comércio e indústria

Segundo a coordenadora do órgão, Aparecida Valdez, os resultados desta ação pontual foram muito positivos. Daí, a ideia é repeti-la outras vezes. A cada 60 dias, o órgão ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, levará profissionais para prestar informações sobre emprego, comportamento, como falar em público, empreendedorismo, entre outras temáticas que venham agregar novos conhecimentos aos trabalhadores.

“É muito oportuna essa parceria com a universidade, porque muitos que nos procuram estão em busca do primeiro emprego e não sabem como se comportar numa entrevista, como fazer um currículo, como controlar o nervosismo. Essas orientações serão muito úteis na vida deles”, comenta Cida.

Cinco estudantes do 7º semestre do curso de administração e ciências contábeis integram o programa Finan Júnior: Bianca Brito, Katiele Silva, Silvio Junior, Nicole Domingues e Luan Frederico. A finalidade é ajudar entidades e projetos sociais com palestras sobre temas variados. Os acadêmicos colocam em prática o que aprendem na teoria dentro da sala de aula sobre como prestar uma consultoria, como se portar numa entrevista de emprego, liderança, entre outras orientações.

“A gente ensina e aprende. Nós que estamos na área de humanas, gostamos de trabalhar com pessoas. Esta iniciativa é a primeira responsabilidade que temos em mãos e vamos fazer o possível para que a experiência seja bacana”, disse Bianca Brito.

“Estamos fazendo um trabalho em equipe, o que já é um grande desafio. De outro lado, repassando nosso conhecimento a outras pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que tivemos”, complementa Silvio Junior.

O próximo passo será trazer mini cursos para a Casa do Trabalhador. No mês de maio, mês do trabalhador, por exemplo, os interessados terão a oportunidade de participar de palestras motivacionais e de capacitação profissional, além de receber total suporte para o cadastramento às vagas, seguro desemprego, emissão da carteira do trabalho e demais serviços disponibilizados.

“A nossa meta é abrir as mentes para o conhecimento e as portas das empresas para o trabalhador. A gestão municipal tem nos dado total apoio para buscar novas parcerias que venham somar conosco. Assim como a Finan, estamos abertos à novos projetos em benefício do empregado e do empregador, ligando essas duas pontas que movimentam a economia do município”, encerra a secretária de cidadania e assistência social, Juliana Ortega, que coordena as ações da Casa do Trabalhador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.