Publicado em 30/08/2019 às 11:00, Atualizado em 29/08/2019 às 20:32

NOVA ANDRADINA: Panfletagem alerta sobre os perigos que o fumo representa para a saúde

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no país em 29 de agosto, equipe municipal de saúde propõe: “troque seu cigarro por um bombom”.

Redação,
Cb image default
Foto: William Gomes

Nesta quinta-feira (29), pedestres e condutores de veículos que passaram pela Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade no período da manhã foram abordadas com a entrega de panfletos informativos com o objetivo de alertar a população, em especial os fumantes, sobre os perigos que o tabaco representa à saúde, estimulando-os a abandonar o vício.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Nova Andradina também prestou orientação sobre os serviços de saúde que ajudam no tratamento de quem quer parar de fumar, que é realizado em todas as ESFs (Estratégia Saúde da Família).

Além do trabalho de conscientização, a equipe de tabagismo inovou ao fazer um desafio aos fumantes que encontrava nas ruas: troque seu cigarro por um bombom. Quando a proposta era aceita, o cigarro era apagado e colocado numa caixa. Foi assim que conseguiu quase um maço inteiro em apenas 2 horas de abordagem.

A Coordenadora Municipal do Programa de Controle do Tabagismo, a enfermeira Rosenilda Alves contou que a experiência foi muito positiva. “De forma sutil, tivemos a oportunidade de sensibilizar e divulgar o programa que o município oferece em todas as unidades de saúde para o fumante abandonar o vício”, informa a enfermeira.

Rosenilda frisa ainda sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde, sendo fatores de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares.

“Queremos alertar para os malefícios de todas as formas de uso do tabaco, inclusive narguilé, cigarro de palha e o cigarro eletrônico. Além disso, buscamos encorajar as pessoas que estão fumando e desejam parar, mesmo que já tenham tentado antes, para que não desistam e busquem ajuda”, finaliza a responsável pelo programa de tabagismo.

Pare de Fumar! Participe do Programa de Controle do Tabagismo desenvolvido nas ESFs

O programa ampara gratuitamente os fumantes com tratamento de terapia em grupo, além do auxílio medicamentoso e adesivos de nicotina prescritos pelo médico, se houver necessidade.

As pessoas que tem o desejo de abandonar o vício devem procurar a sua ESF para orientação. Os grupos são formados por no máximo 15 pessoas, com duração de um ano.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde). Em alguns momentos, outros profissionais da saúde também são convidados a dar apoio.

Se você é fumante e deseja parar de fumar, procure sua ESF e se informe!

Fonte - Assessoria