Publicado em 03/10/2019 às 10:30, Atualizado em 02/10/2019 às 16:59

NOVA ANDRADINA: Outubro Rosa chega a sua 8ª edição com abertura oficial realizada no Hospital de Amor

A organização é do Governo Municipal de Nova Andradina.

Redação,
Cb image default
Foto: William Gomes

Outubro, o mês escolhido para chamar atenção à doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de estimular a participação da população e das entidades na luta contra o câncer de mama.

Em Nova Andradina, o Outubro Rosa chegou a sua 8ª edição com a cerimônia de abertura oficial da campanha realizada no Hospital de Amor, tendo a presença do vice-prefeito Nenão, neste ato representando o poder executivo municipal, diretor geral do Hospital de Amor, Ademar Capuci, secretária de políticas públicas para a mulher, Julliana Ortega e a professora Magali Aidê, representando a Finan e a presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer, Nadir Capuci.

A organização é do Governo Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Executiva de políticas para a Mulher e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Finan de Nova Andradina e Centro de Diagnóstico do Hospital de Câncer de Barretos-Unidade de Nova Andradina (Hospital do Amor) e Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Nova Vida.

A apresentação cultural das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Horto Florestal abrilhantou o momento e emocionou o público.

A secretária Julliana afirmou que a campanha é alerta para que as mulheres façam exames periódicos preventivos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. “A cada ano de execução deste projeto, novas ideias vão surgindo e novos parceiros são agregados. Essa união de forças é fundamental na prevenção de novos casos de câncer, uma doença que desafia a medicina e atinge cada vez mais famílias. A prevenção é o melhor caminho. Vamos trabalhar a prevenção juntos e salvar vidas”, completou.

O colorido de rosa foi destacado pelas autoridades que usaram a palavra como uma forma de chamar a atenção da sociedade. “Um evento que realmente mexe com nossas emoções e nos convoca a abraçar esta causa, da prevenção do câncer de mama. As apresentações que foram lindas. Quero parabenizar a todos os envolvidos. Fico feliz e satisfeito que o nosso Governo apoia essas ações”, disse o vice-prefeito Nenão.

Em nome da direção do Hospital de Amor, Ademar Capuci comentou que a conscientização é tão importante quanto o ato de cuidar. “É fundamental as mulheres olharem para si mesmas e se cuidarem. As cores nos meses são campanhas pontuais, mas que todos sejamos defensores da vida o ano inteiro. Nós precisamos nos conscientizar e sensibilizar outras pessoas da importância de a pessoa conhecer seu corpo", afirmou o diretor da unidade Nova Andradina.

Ao final da cerimônia de abertura, o médico oncologista Davi Enfante Vieira Rodrigues proferiu a palestra ‘Prevenção do Câncer de Mama”.

Também participaram da cerimônia, membros do projeto Anjos sem Asas, médicos e funcionários do Hospital unidade Nova Andradina, comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel André Henrique de Deus Macedo e Major Pablo, respectivamente, as servidoras da saúde municipal, Simone Marega, Melissa Araujo, Rosenilda Araujo e Milene Marques, coordenadora do curso de pedagogia da Finan, Magali Sampaio, representantes dos clubes de serviços, Luciana Leal (Rotary Clube Nova Andradina Centenário) e Olivia, Alberta e Fátima (Lyons Clube), gerente da UEMS e membro da Loja Maçonica Obreiros Ocultos, Sonner Arfux e a diretora da Agehnova, Marcia Lobo.

Programação

Fazendo parte da programação, acontece no dia 26 de outubro, a partir das 7 horas, a Feira Saúde da Mulher, com a participação da carreta do Hospital do Amor Mamãe Aldegonda.

No dia 31 de outubro, uma caminhada e abraço ao Obelisco encerram as atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. A concentração e saída para o ato simbólico acontecerão na Praça Geraldo Mattos Lima, às 19 horas.