Buscar

01/04/2018 às 12:34, Atualizado em 31/03/2018 às 18:36

NOVA ANDRADINA: NUMESPI prepara blitz para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A blitz será realizada no semáforo da Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, na próxima segunda (02), no período matutino.

Cb image default
Divulgação

No dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista, cuja incidência em crianças é mais comum e maior que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil, estima-se que tenhamos mais de 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

Com o objetivo de discutir o assunto, informar a comunidade sobre o transtorno e diminuir o preconceito, o NUMESPI (Núcleo Municipal de Educação Especial Inclusiva) reuniu pais de autistas e representantes das escolas municipais e estaduais para preparar uma blitz educativa. A reunião aconteceu no auditório do Paço Municipal, na tarde de terça-feira (27).

Na ocasião, ficou definida que a blitz será realizada no semáforo da Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, esquina com a agência bancária do Bradesco, na próxima segunda (02), no período matutino. Serão distribuídos panfletos informativos sobre a importância da conscientização e contará com a participação dos pais, professores e comunidade escolar e sociedade em geral.

Segundo a coordenadora do NUMESPI a fonoaudióloga Carla Fernanda Sampaio, a programação é uma forma de difundir conhecimentos sobre o autismo e buscar alternativas para a inclusão social e educacional da pessoa com o transtorno e seus familiares. “O objetivo é discutir e trocar experiências sobre esse transtorno e, atendendo um segmento que precisa de uma atenção especial do poder público e da sociedade”, enfatiza.

As redes de ensino – estadual e municipal - e Apae contam atualmente com 24 estudantes autistas matriculados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.