Publicado em 30/05/2022 às 13:37, Atualizado em 30/05/2022 às 15:55

NOVA ANDRADINA: Idosos inscritos no Projeto Conviver recebem atendimento odontológico no CEO

São ofertados procedimentos de atenção básica (ESFs) como limpeza, restauração, extração, remoção de placa e de tártaro

Redação,
Cb image default
Divulgação

Muitas vezes, as mudanças geradas pelo envelhecimento, trazem com o tempo a necessidade de adesão a novos cuidados para preservar a saúde e garantir qualidade de vida na terceira idade.

Manter os cuidados com os dentes beneficia não apenas a saúde bucal, já que a mastigação correta é essencial também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Outro aspecto, é a questão psicológica, uma vez que o sorriso bonito e saudável também é importante para o bem estar e a autoestima.

Os principais problemas de saúde bucal que afetam os idosos são as perdas dentárias, cárie, doença periodontal (gengivite e doenças nos tecidos de sustentação do dente), xerostomia (boca seca) e lesões de tecido mole (tumores e lesões causadas por próteses mal adaptadas).

Atento a esses aspectos, o prefeito Gilberto Garcia determinou a contratação de um profissional para atender com exclusividade os idosos inscritos no Projeto Conviver no Centro de Especialidades Odontológicas, no período diurno, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas.

A oferta desse serviço foi um compromisso assumido pelo prefeito junto à população, de maneira a facilitar o acesso ao tratamento de saúde bucal aos idosos.

Inicialmente, a ideia era montar um consultório na sede do Centro de Convivência do Idoso Aparecida Mourão. No entanto, a falta de espaço físico e a indisponibilidade de realizar as obras necessárias neste momento, levaram a administração municipal a ofertar o atendimento odontológico exclusivo no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que está situado na rua Vearni Castro, 732.

Os serviços foram implantados desde o dia 11 de maio. São ofertados procedimentos de atenção básica, a exemplo das unidades de saúde (ESFs), como limpeza, restauração, extração, remoção de placa e de tártaro. Casos com maior complexidade serão encaminhados aos especialistas, inclusive o atendimento com próteses dentárias.

Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Conviver, que será responsável pelo levantamento da demanda e encaminhamento dos idosos para agendamento no CEO.

Fonte - Assessoria