Publicado em 18/03/2020 às 08:00, Atualizado em 18/03/2020 às 00:40

NOVA ANDRADINA: Ecoponto Itinerante recolhe 11 caminhões de materiais inservíveis e 870 quilos de recicláveis

Uma das secretarias envolvidas nesta iniciativa é a Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), responsável pela disponibilização dos maquinários utilizados no recolhimento dos materiais descartados nas calçadas.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Realizado pela Prefeitura de Nova Andradina, com a participação de servidores públicos de todas as secretarias de governo no último sábado, dia 14, nos bairros Centro Educacional, Cristo Rei e área central, a terceira edição do Ecoponto Itinerante recolheu 11 caminhões carregados de materiais inservíveis depositados nas calçadas pelo moradores e 870 quilos de recicláveis retirados pela Transresíduos.

É o maior volume de resíduos recolhidos até agora através desta ação de limpeza com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti. Contudo, a área de atuação das equipes também pode ser considerada a mais extensa já percorrida, com mais de 100 quarteirões.

Uma das secretarias envolvidas nesta iniciativa é a Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), responsável pela disponibilização dos maquinários utilizados no recolhimento dos materiais descartados nas calçadas.

“Ficamos muito felizes com a contribuição da população, que deixaram móveis e outros materiais inservíveis fora de suas casas para que pudéssemos recolher o que resultou em onze caminhões desses materiais. Agradeço a todos que abraçaram essa causa”, disse o secretário Roberto Ginel.

A engenheira ambiental, Naiara Almeida, ressaltou a importância da realização destes trabalhos em equipe. "Tivemos líderes de várias secretarias presentes na ação. Essa é a estrutura do Governo na rua, visando o combate ao mosquito e outros animais como escorpião, caramujo, aranha, entre outros, que podem causar várias doenças. Parabenizo a todos os voluntários, que não medem esforços para que esses mutirões aconteçam no município", agradeceu.

A dona de casa Ana Maria junto com a filhas separou pneus, sofá, colchão velho e caixas de madeira. “A gente tem que ajudar, fazer a nossa parte. Hoje é o dia de mandar tudo embora. Se todo mundo, toda semana, der uma atenção ao quintal, rapidinho limpa”, completou.

Presente em todas as edições do Ecoponto, o secretário de finanças, Emerson Nantes, lembra que o projeto vai continuar até o mês de maio. Para ele, o município só está conseguindo controlar a evolução de casos de dengue porque mantém desde dezembro este trabalho de limpeza nos bairros. “A população não pode relaxar, dar trégua para o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Temos que estar alertas, cuidar dos nossos quintais”, avalia.

A próxima parada do Ecoponto Itinerante acontece no dia 28 de março, nos bairros Vila Beatriz, Guiomar Soares Andrade, Horto Florestal e Campo Verde.

Para garantir a adesão dos moradores, o trabalho é precedido por ação de divulgação. Na oportunidade, um carro de som circula pelas ruas da comunidade anunciando a medida. A orientação é que os moradores depositem o que precisa ser descartado nas calçadas das residências a fim de facilitar a coleta.