Buscar

17/10/2016 às 17:01, Atualizado em 17/10/2016 às 13:39

NOVA ANDRADINA: Dia Nacional de Combate a Sífilis é comemorado com testes da doença

Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

Cb image default

Testes rápidos de detecção da doença com orientações sobre métodos de prevenção foram realizados para marcar a data

Foto: Thiago Odeque/PMNA

Em alusão ao Dia Nacional de Combate À Sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (15), na área central de Nova Andradina, testes rápidos de detecção da doença com orientações sobre métodos de prevenção. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, via SUS (Sistema Único de Saúde), através do Serviço Ambulatorial Especializado (IST/AIDS/Hepatites Virais), com a finalidade de atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das doenças sexualmente transmissíveis.

O Dia Nacional de Combate à Sífilis é lembrado todo terceiro sábado do mês de outubro. O objetivo da data é aumentar o debate sobre o assunto, mobilizando a sociedade para o combate e prevenção à doença. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 12 milhões de novos casos ocorrem a cada ano no mundo.

Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

Pode apresentar vários sinais e sintomas, dentre eles, ferida no pênis, na vulva, no colo uterino, ânus, boca e outros locais da pele, e que não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas na virilha. Também pode apresentar, entre seis meses e seis semanas após o aparecimento da ferida, manchas pelo corpo, principalmente, nas palmas da mão e plantas dos pés. De dois a 40 anos após o início da infecção, podem surgir lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, que se não forem tratadas levarão à morte.

Quando acomete a mulher durante a gestação, a sífilis pode causar aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e/ou morte ao nascer. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado for positivo, tratar corretamente a mulher e sua parceria sexual, para evitar a transmissão para o feto.

O diagnóstico pode ser feito através do teste rápido disponibilizado pelos serviços de saúde do SUS, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos. O tratamento deve ser sempre recomendado por um profissional de saúde e iniciado o mais rápido possível. Mesmo tendo tratamento, o mais importante é a prevenção. O uso correto e regular da camisinha masculina ou feminina é uma medida importante de prevenção da sífilis. Procure a ESF de seu bairro e faça o teste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.