Publicado em 21/09/2017 às 08:00, Atualizado em 21/09/2017 às 00:56

NOVA ANDRADINA: Dia D de vacinação antirrábica será na próxima semana

A raiva mata e todo cuidado é pouco para proteger seu animal de estimação.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. Nos dias de hoje, a raiva é uma doença considerada incomum, e ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets.

Muitas vezes este assunto passa em branco pois os responsáveis pelos animais de estimação não sabe a gravidade da doença e uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal.

Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva. Os que mais costumam causar a doença são: Animais domésticos e de fazenda como gatos, cachorros, vacas, furões, cabras, cavalos. E os animais selvagens são os morcegos, castores, coiotes, raposas, macacos, guaxinins, gambás e marmotas.

Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (bastante similares) comecem a aparecer. Já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

O principal sintoma da raiva canina é a alteração no comportamento do animal. Dentre os sintomas da raiva furiosa (o tipo mais comum de raiva em cães), o cão fica muito agitado, busca locais escuros para se esconder e não responde aos chamados. A diante, ele passa a salivar muito, se tornar agressivo, não comer e a procurar água, mas sem conseguir bebê-la, além de paralisia.

Nos sintomas da raiva muda também é possível perceber os sintomas da raiva furiosa, exceto a agitação. O cachorro adoentado se torna sonolento e melancólico, apresentando paralisia principalmente no maxilar e se agravando com o decorrer do tempo.

Já os sintomas da raiva intestinal, que é o tipo de raiva mais raro, o cão apresenta vômitos e cólicas constantes por cerca de dois ou três dias, até falecer. Não existe agressividade e paralisia, como nos outros dois tipos.

Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

A vacinação contra a raiva será feita em Nova Andradina no dia 30 de setembro das 7h30 às 16h30 nos seguintes pontos de vacinação:

- E. E. Irman Ribeiro

- E. E. Austrílio Capilé de Castro

- E.E Padre Anchieta

- E.E Luis Soares Andrade

- E.E Fátima Gaiotto Sampaio

- E. E. Marechal Rondon

- E.M. Antônio Joaquim de Moura Andrade

- E. M. Brincando de Aprender

- Centro de Zoonoses

- Iagro

- E. M. Luís Claudio Josué.

Fonte - Assessoria