Publicado em 15/08/2018 às 07:00, Atualizado em 14/08/2018 às 18:58

NOVA ANDRADINA: Cursos profissionalizantes facilitam o acesso de jovens ao mercado de trabalho

Nova turma de serviços administrativos participou de aula inaugural no Centro da Juventude nesta segunda-feira (6), por meio do programa Acessuas Trabalho,

Redação,
Cb image default
Divulgação

Uma nova turma formada por 42 jovens participou da aula inaugural do curso de serviços administrativos nesta segunda-feira (6) e de quebra garantiu uma vaga de emprego no comércio de Nova Andradina.

A ação é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) para a valorização e facilitação do acesso de jovens ao concorrido mercado de trabalho.

Conforme explica Julliana Ortega, o Acessuas Trabalho tem como objetivo promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas. “Neste programa, o comércio local e o Senac são parceiros do poder público municipal. As empresas que desenvolvem programas de aprendizagem contratam os jovens, e o Senac auxilia na capacitação desses jovens através da promoção de cursos profissionalizantes”, relata a secretária.

Os participantes são orientados pela equipe técnica do Acessuas Trabalho e acompanhados durante todo este percurso, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - que atende o município desde 2013 com o Programa “Jovem Aprendiz”.

As aulas acontecem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O curso gratuito de formação e qualificação profissional tem duração de 14 meses. O aluno recebe capacitação para desempenhar atividades relacionadas aos serviços administrativos e que o auxiliam na promoção do desenvolvimento de competências que favorecem a empregabilidade e a permanência no mundo do trabalho.

Para o gestor de Nova Andradina, Gilberto Garcia, esses cursos ajudam a preparar nossos jovens, agregando qualificação e ensinando um novo ofício. São formações mais rápidas que atendem a diferentes objetivos profissionais. “É muito gratificante ver o impacto que gera na família o fato de ter um jovem empregado com carteira assinada, tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu. Essa parceria é de grande valia para o desenvolvimento de nossa cidade, já que isso significa mão-de-obra preparada e melhor qualidade de vida para as pessoas”, avalia o prefeito.