Buscar

17/01/2018 às 08:30, Atualizado em 16/01/2018 às 20:11

NOVA ANDRADINA: Contrato de Concessão de Uso será entregue a assentados do Santa Olga

Governo Municipal articulou mais esta conquista junto ao Incra,

Até meados do mês de fevereiro, cerca de 90 trabalhadores rurais assentados no Santa Olga receberão do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra onde vivem.

A notícia foi recebida na manhã desta terça-feira (16) pelo secretário Hernandes Ortiz, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semadi), após confirmação do superintendente do Incra, Humberto Cesar Mota.

Até agora, Nova Andradina é o município com maior número de contemplados no Estado no tocante às CCUs, graças ao trabalho de articulação política do governo municipal, por meio da Semadi junto à deputada Tereza Cristina (DEM) e ao próprio Incra e Agraer. Foram entregues em outubro do ano passado, 735 CCUs para assentados do Teijin.

Segundo Ortiz, nesta etapa os documentos vão beneficiar os agricultores familiares do Santa Olga, que há anos lutam pela posse dos lotes. Também já está em fase de levantamento, a regularização de áreas no assentamento São João. “Este documento é importantíssimo para o assentado, pois dá a ele a posse provisória do imóvel e garante o acesso aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal”, afirma o gestor.

Calcareadeira e poço artesiano beneficiará Santa Olga

A solenidade oficial de entrega de CCUs no Santa Olga terá ainda a participação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e contará com a presença da deputada federal, Tereza Cristina, que na ocasião, efetuará a entrega de uma calcareadeira para uso dos agricultores locais e deverá anunciar ainda o início das obras de construção de um poço artesiano, com recursos da Funasa.

Para o prefeito José Gilberto Garcia, a valorização da agricultura familiar passa pela regularização das áreas, investimentos em maquinários e equipamentos produtivos, construção de poços artesianos, capacitação e aporte financeiro para o desenvolvimento de projetos que geram renda e emprego para as famílias.

“Com o fortalecimento da agricultura de Nova Andradina, os demais setores – comércio e indústria – também se expandem, fazendo girar a economia local. Por isso, a injeção de mais de R$ 10 milhões da Funasa que serão empregados na construção de poços artesianos e na rede de distribuição de água, certamente, contribuirão para ampliar ainda mais a produção e gerar mais empregos no campo”, avalia o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.