Publicado em 18/11/2016 às 12:02, Atualizado em 18/11/2016 às 13:32

NOVA ANDRADINA: Com foco na inclusão produtiva, CRAS capacita famílias beneficiadas em programas sociais

Capacitação é organizada pela Prefeitura de Nova Andradina através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social.

Redação,
Cb image default

Objetivo dos cursos é promover a autonomia para sobrevivência com dignidade sustentável

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/PAIF) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, promoveu neste segundo semestre oficinas de capacitações com as famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo das oficinas é promover o fortalecimento dos vínculos e a inclusão produtiva para proporcionar aos usuários da Assistência, a autonomia para sobrevivência com dignidade sustentável. “As oficinas de capacitações têm tem como objetivo dar apoio aos usuários, proporcionando uma geração de renda na família e melhorar a autoestima do público atendido, possibilitando assim, uma melhoria da qualidade de vida”, ressalta a coordenadora de Proteção Social Básica, Eliane Félix.

Em parceria com o Cenaic e Senac, as oficinas realizadas no segundo semestre foram voltadas ao Planejamento e Orçamento Pessoal, Auto Maquiagem, Higiene e Manipulação de Alimentos, Preparo de Pães Tradicionais, Bordado em Chinelo, Artesanato Sustentável e Pintura em Tecido. Com foco no Planejamento e Orçamento pessoal, a oficina inicial é uma ferramenta valiosa para que cada família consiga gerenciar sua vida financeira. Já no curso “Auto Maquiagem”, foram trabalhados os temas incentivo à autoestima e cuidados pessoais.

A oficina Higiene e Manipulação de Alimentos teve como objetivo oferecer aos participantes orientações sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, visando assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos mesmos. No curso “Preparo de Pães Tradicionais”, os alunos desenvolveram competências para preparar massas básicas de pães e propondo para as famílias atendidas a pratica de uma melhor alimentação, podendo levar até mesmo para um aumento de renda familiar com a venda de pães.

Na oficina bordado em Chinelo foram ensinadas várias técnicas para confecção de chinelos customizados. E visando o conhecimento prático e teórico no processo de transformação social, cultural, econômica e ambiental, aumentando e diversificando a produção artesanal da comunidade de forma sustentável, o curso Artesanato Sustentável teve foco na melhoria da qualidade de vida das famílias, incluindo aprendizado e possibilitando a geração de renda.