Buscar

14/04/2020 às 14:20, Atualizado em 14/04/2020 às 16:23

NOVA ANDRADINA: Com 6 novos respiradores, Hospital Regional torna-se referência no atendimento a pacientes com COVID-19

A determinação do prefeito Gilberto Garcia e a ação rápida da Secretaria Municipal de Saúde garantiram equipamentos essenciais para salvar vidas

Cb image default
Prefeito Gilberto Garcia ao lado do secretário municipal de saúde, Dr. Sergio.

Neste momento em que o país se arma contra o coronavírus, Nova Andradina se coloca a frente da pandemia e adquire novos equipamento para melhorar a infraestrutura do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçaba e salvar vidas.

Nesta segunda-feira (13), o governo municipal fez a entrega de seis novos respiradores que irão ampliar o número de leitos de UTI. As conquistas coroam um trabalho de planejamento e visão estratégica do prefeito Gilberto Garcia aliado a ação rápida e expertise dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Nas palavras do prefeito, o município só conseguiu esses ventiladores mecânicos porque se antecipou ao Ministério de Saúde na aquisição dos equipamentos.

“O Ministério de Saúde comprou toda a produção de respiradores do país. Mas nos antecipamos a isso. Fizemos a licitação com recursos próprios antes desta determinação do governo federal, por isso tivemos êxito. Fomos a única cidade de MS a reforçar os estoques de respiradores do hospital. Agora, podemos dizer que estamos numa guerra, prontos para enfrentar o inimigo. Esperamos não precisar desse dispositivo, mas se houver necessidade, nossa região pode contar com essas armas”, declarou Gilberto Garcia.

De acordo com o diretor geral do Hospital Regional, o investimento da Prefeitura de mais de R$ 200 mil em ventilares mecânicos, soma-se aos demais equipamentos existentes como respiradores, desfibriladores e demais componentes adquiridos para estruturar e ampliar a disponibilidade de leitos da UTI aos pacientes com dificuldades respiratórias.

“São mais 8 leitos exclusivos para o enfrentamento a doença. Agradeço ao prefeito que foi sensível a demanda do hospital. Saímos hoje de 14 para 20 respiradores, além de toda equipe técnica formada por médicos, enfermeiras e outros profissionais. Mais de 50% de aumento neste tipo de aparelho, que pode salvar vidas”, comentou Norberto Fabri.

A direção do hospital já trabalha na montagem e instalação dos aparelhos. Dessa forma, o HR consolida-se como referência para 7 municípios da microrregião para as internações de pacientes com a Covid-19.

Respiradores

Nos casos graves, a Covid-19 pode provocar pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes percam a capacidade respiratória e, portanto, necessitando de suporte ventilatório. Assim, os respiradores, ou ventiladores, são fundamentais para tratar casos graves e gravíssimos da doença.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.