Publicado em 30/07/2022 às 07:05, Atualizado em 29/07/2022 às 16:09

Nova Andradina celebra Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais com atividades educativas e testes rápidos

Ações foram realizadas na Academia de Saúde pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE), e na ESF Morada do Sol pela equipe de enfermagem

Redação,
Cb image default
Divulgação

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira (28), o Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Nova Andradina e o setor de enfermagem da ESF Morada do Sol realizaram ações de prevenção e diagnóstico de hepatite B e C.

As ações educativas foram coordenadas pelo SAE em parceria com a equipe de profissionais da Academia da Saúde. Na ocasião, foram disponibilizados testes rápidos de hepatite B e C aos frequentadores da academia e uma roda de conversa sobre o tema. A enfermeira Vanessa Monteschio explicou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da infecção, bem como o tratamento e vacinas disponíveis no SUS.

“Muitas pessoas são portadoras do vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco da doença se tornar mais grave, e evoluir para uma cirrose ou até câncer. É por essa razão que o diagnóstico precoce é tão importante. O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido ou sorologia”, informou Vanessa.

Além dessa ação, durante todo o mês de julho, a ESF Morada do Sol forneceu testes rápidos para todos os pacientes que buscaram atendimento na unidade. De acordo com enfermeira da Unidade de Saúde, Cláudia de Souza, a importância dessas ações está, primordialmente, em levar o conhecimento sobre a doença para a população e a conscientização quanto à importância dos exames.

“A Hepatite pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas, doenças autoimunes e metabólicas. É uma inflamação do fígado que pode passar despercebido e levar anos para a pessoa notar que está doente. Um diagnóstico precoce garante o tratamento antecipado e evita a evolução da doença”, alerta a enfermeira.

ESFs oferecem testes rápidos e tratamento gratuitos

As unidades Estratégias Saúde da Família (ESFs) oferecem os testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos. O exame é indolor e rápido. Basta comparecer até a unidade e solicitar o exame.

Também são disponibilizados testes rápidos para HIV e Sífilis.

Mais sobre as hepatites B e C

As hepatites B e C são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular (câncer). Dessa forma, a carga de doenças resultante das hepatites virais representa uma questão importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos casos não apresenta sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas para acontecer. (http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/luta-contra-hepatites-virais-ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-conscientizacao-e-novo)

Como prevenir hepatite B ou C

• Não compartilhar com outras pessoas objetos perfurocortantes (seringas, agulhas, alicate de unha, agulhas etc.);

• Não passar por procedimentos invasivos (hemodiálise, cirurgias, tratamentos dentais, confecção de tatuagem) sem os devidos cuidados de biossegurança;

• Não compartilhar escovas de dentes ou lâminas de barbear/depilar, que são materiais de uso individual;

• Ao colocar piercing, realizar tatuagem ou utilizar serviços como barbearias, manicures/pedicures e podólogos, certificar-se de que os materiais sejam descartáveis e sejam esterilizados adequadamente;

• Usar camisinha nas relações sexuais, a fim de evitar a transmissão por via sexual e, no caso de gestação, evitar a transmissão da doença para o feto.

A hepatite C tem maior taxa de detecção em indivíduos acima dos 40 anos de idade, ou que apresentem fatores de risco, como:

• Ter sido submetido a procedimento de hemodiálise;

• Ter diabetes ou hipertensão;

• Ter realizado procedimentos invasivos (estéticos ou cirúrgicos) sem os devidos cuidados de biossegurança;

• Ter realizado transfusões sanguíneas antes de 1993;

• Compartilhar objetos para o uso de drogas;

• Estar privado de liberdade, dentre outros.

Com informações do site da campanha:

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022./hepatites