Publicado em 06/06/2018 às 14:00, Atualizado em 06/06/2018 às 13:58

Nova Andradina celebra Dia do Meio Ambiente com visitas ao Aterro Sanitário

Alunos da Escola “Brincando de Aprender” e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Horto receberam instruções durante visita ao Aterro Sanitário.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi celebrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina com ações de educação ambiental com destaque às visitações das obras do Aterro Sanitário, em fase de conclusão e ao lixão que será desativado nos próximos meses com o início do tratamento dos resíduos.

Com o objetivo de conscientizar alunos da rede municipal de ensino, representados por professores e estudantes do matutino da Escola Municipal “Brincando de Aprender, as educadoras Lucimara, Roseni e Angela, que estão desenvolvendo na unidade escolar um projeto sobre Meio Ambiente e Coleta Seletiva, conduziram aproximadamente 60 alunos ao empreendimento que proporcionará o tratamento do lixo, com espaço para a reciclagem dos resíduos sólidos, o Centro de Triagem de Material Reciclável.

Da mesma iniciativa, também marcaram presença nas celebrações do Dia do Meio Ambiente as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Horto Florestal que acompanharam as explicações de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos, com esclarecimentos sobre o funcionamento e a importância para evitar riscos à saúde pública, garantindo a preservação e conservação do meio ambiente.

O Secretário Hernandes Ortiz também compareceu à visita dos alunos e durante palestra apontou os problemas causados pelo descarte irregular do lixo produzido na cidade. Ortiz também explicou como funcionará o Aterro Sanitário, dividido em três lagoas aeróbicas receptora dos resíduos orgânicos e não recicláveis, esclareceu como será o manejo de recicláveis no Centro de Triagem de Material Reciclável, além de responder a perguntas de alunos e professores.

Cb image default
Foto: João Claudio

Semana do Meio Ambiente

No dia 6 de junho, a programação também inclui a coleta do lixo eletrônico e a realização de um minicurso de corte e poda de árvores dirigido especialmente aos profissionais cadastrados e que trabalham nessa atividade no município de Nova Andradina.

No dia seguinte (7), haverá reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente no NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal), às 9 horas.

Já o Viveiro Municipal, além dos participantes do SCFV, receberá ainda a visita dos alunos da Escola Estadual Marechal Rondon nos dias 7 e 8 de junho, em diversos horários. A finalidade é divulgar o trabalho realizado no local e conscientizar para a importância do plantio e cultivo de árvores no espaço urbano.

Durante a visita, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todas as etapas envolvidas, desde a colheita das sementes e estacas no campo, até a muda pronta para a adoção. Também poderão conhecer diversas espécies, frutíferas e nativas, inclusive o Pau Brasil, árvore símbolo do nosso país.