Publicado em 25/09/2021 às 10:42, Atualizado em 24/09/2021 às 22:48

Nova Andradina celebra a entrega de 900 Contratos de Concessão de Uso para produtores rurais assentados

Com o documento, beneficiário da reforma agrária consegue financiamento junto ao Incra e pode participar de programas de incentivo à agricultura familiar

Redação,
Cb image default
Foto - João Claudio

A Prefeitura de Nova Andradina celebrou nesta sexta-feira (24), a entrega de 900 Contratos de Concessão de Uso (CCU) para famílias de produtores rurais do assentamento Teijin e São João. A iniciativa é do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado.

A cerimônia foi realizada no assentamento Teijin, com a participação de quase mil produtores rurais, empresários dos setores do comércio e da indústria, lideranças políticas do estado de MS (deputados, prefeitos, vice-prefeitos) representantes das forças de segurança, legislativo municipal, Sebrae, Incra, Agraer, sindicatos e associações rurais, entre outros órgãos.

O Contrato de Concessão de Uso (CCU) transfere o lote provisoriamente ao beneficiário da reforma agrária. Com isso, além da garantia de acesso à terra, ele consegue financiamentos junto ao Incra e pode participar de programas governamentais de incentivo à agricultura familiar. Ao assinar o documento, o assentado se compromete a residir no lote e a explorá-lo economicamente de forma sustentável. A titulação definitiva só acontece após o instituto verificar que as famílias cumpriram as cláusulas previstas no contrato.

O secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, destacou que a meta do Governo Federal é ampliar a concessão de títulos de terra para que produtores rurais possam ter acesso a benefícios e políticas públicas, e assim investir na propriedade.

“É uma satisfação entregar mais de 900 CCUs. Com esse CCU, procurem agora os bancos que vocês terão linha de crédito”, disse o secretário, que representou o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina na cerimônia, realizada no assentamento Teijin.

Cb image default
Foto - João Claudio

No total, foram entregues 902 Contratos de Concessão de Uso (CCUs) para famílias dos Projetos de Assentamento Teijin, Casa Verde, São João e Santa Olga, localizados em Nova Andradina.

O prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, lembrou que em 2019, Nova Andradina tornou-se a primeira cidade do país apta a emitir Contratos de Concessão de Uso (CCUs) as famílias que vivem nos assentamentos locais e agora avança ainda mais com a entrega desses documentos. “Graças a um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), mais de mil lotes já foram regularizados. Nosso reconhecimento ao governo federal, pois graças a uma lei editada pelo presidente Bolsonaro está sendo possível regularizar os lotes nos assentamento. Agora, o próximo desafio é desburocratizar o acesso dos pequenos produtores rurais ao crédito”, disse o prefeito, ao entregar um ofício ao secretário Nabhan Garcia com o pedido de liberação do DAPS, a a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

Entre os beneficiários, está o casal de produtores rurais Valter Luiz Gonçalves, 59 anos, e Dulcinéia Gonçalves, 63 anos, que recebeu o Contrato de Concessão de Uso da terra onde vivem no assentamento Casa Verde.

“Agora, a gente consegue pegar crédito no banco para reformar o pasto e produzir bastante. Se não produzir, não conseguimos viver da terra”, disse Valter Gonçalves.

Na cerimônia, o diretor de Governança Fundiária do Incra, Humberto Maciel, citou outras entregas, como a assinatura de 102 contratos de crédito, entre Fomento Mulher, Fomento e Habitacional. Além disso, 500 casas para famílias assentadas no estado do Mato Grosso do Sul estão em construção, com recursos do Incra no valor total de R$ 17 milhões (R$ 34 mil por casa).

(com informações assessoria MAPA-Governo Federal)

Cb image default
Foto - João Claudio